Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
Introdução 3
Atletismo 3
Corridas: 3
De obstáculos (barreira) 3
Corrida de estafeta 4
Corta-mato 4
Marcha Atlética 4
Saltos: 4
Triplo Salto e salto em comprimento. 4
Salto em altura 5
Lançamentos: 5
Conclusão 5
Bibliografia: 5

Introdução

O seguinte trabalho foi feito no âmbito da disciplina de Educação Física.
Neste trabalho, irei falar sobre o Atletismo.Este trabalho foi realizado em duas partes. Uma parte onde irá explicar as modalidades pertencentes ao atletismo por fim a conclusão, onde irei resumir todas as conclusões chegadas ao longo do trabalho e fazer uma reflexão crítica sobre este.

Atletismo

O Atletismo é um conjunto de várias modalidades, que se podem dividir em dois grupos: provas de campo e provas de pista.

Corridas:
Todasas corridas têm como objectivo chegar em primeiro á meta, o atleta que chegar primeiro, vence a partida.
As corridas de curta, média e longa distância são parecidas, o que as diferencia é o facto de nas de curta distancia ou velocidade a distância é até 400m inclusive, nas de meia distância é até 800 ou 1500m, nas de longa distância é até 3000m ou mais. Nas corridas de velocidade existe umposicionamento especial para a largada, devido à explosão muscular exigida. Neste tipo de corridas é comum haver falsas partidas que acontecem quando o atleta sai antes do tiro de partida (sinal dado para o início da prova), este erro leva à desclassificação do atleta.

De obstáculos (barreira)
Este tipo de corridas é realizado numa pista com barreiras, nas distâncias de 100, 110 e 400 metros.Os atletas devem dominar uma técnica especial para manter o equilíbrio e o ritmo, para poderem combinar a acção de correr com a de saltar.


Corrida de estafeta
Neste tipo de corrida a vitória é disputada entre equipas de quatro atletas que devem cumprir, cada um deles, uma quarta parte do percurso. O atleta no fim da sua parte, deve passar um bastão ao companheiro que lhe sucede.
Apassagem do bastão e o arranque do companheiro são factores principais para o êxito desta competição. O momento da passagem do bastão é indicado por marcas na pista e esta deve ser feita da seguinte forma: o atleta que faz a passagem terá o bastão na sua mão esquerda e passará para a mão esquerda do atleta que está á espera no sentido de baixo para cima e o atleta que está a frente terá a sua mãoesquerda esticada, voltada para baixo, na linha da cintura e sem olhar para trás espera que o seu companheiro lhe entregue o bastão.

Corta-mato
O corta-mato é um desporto de equipa em que os atletas competem numa corrida em terreno aberto ou acidentado. O que difere das outras corridas é que poderá incluir relva, lama, mata ou água e difere também na classificação.

Marcha Atlética
NaMarcha Atlética, o atleta tem que manter sempre o contacto com o solo com, pelo menos, um dos pés e a perna que avança não pode estar flectida desde o momento do primeiro contacto com o solo até que se encontre em posição vertical.
Os juízes de Marcha têm que avisar aos atletas que devido à sua forma de marchar correm o risco de cometer alguma falta. Quando um atleta comete uma falta é anotado noquadro de advertências um cartão vermelho correspondente a uma falta cometida, quando três juízes diferentes mostram os cartões vermelhos a um atleta, o juiz superior procede com a desqualificação do mesmo.

Saltos:

Triplo Salto e salto em comprimento.
Em todos os tipos de salto, o atleta que conseguir saltar até uma maior distância ganha. A prova inicia-se com uma corrida de impulso.O salto consiste em uma impulsão, uma passada e um salto, nesta ordem, deve ser feito em um só pé.
A cada atleta será assegurado o melhor dos seus saltos, incluindo aqueles realizados durante o desempate de um primeiro lugar.
* Corrida: precisa de ser em ritmo veloz, com passadas largas e sincronizadas para obter velocidade suficiente para a fase seguinte;
* Queda: deve ser...
tracking img