Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8727 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA






CURSO DE PEDAGOGIA

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA



ANGELA MARIA DIAS ZANIN / RA 330371

DANIELE TORRES SERQUEIRA / RA 327816

JESSISCA PRISCILA DA COSTA / RA 288308

JOSILENE LEAL COSTA / RA 298775

MAINE APª DE QUADROS PAGLIOCO / RA 309401

MARIA LUIZA ALVES DOS SANTOS / RA 299033ELDORADO-MS
2012






UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP- CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA




ANGELA MARIA DIAS ZANIN / RA 330371

DANIELE TORRES SERQUEIRA / RA 327816

JESSISCA PRISCILA DA COSTA / RA 288308

JOSILENE LEAL COSTA / RA 298775

MAINE APª DE QUADROS PAGLIOCO / RA 309401

MARIA LUIZA ALVES DOS SANTOS / RA 299033Desafio de aprendizagem da Disciplina de História da Educação e da Pedagogia Curso de Pedagogia da Universidade-, Anhanguera Uniderp sob orientação dos Professores Interativo Marciane Moraes Nunes e Presencial: Everson Dias Camargo.













ELDORADO-MS
2012
INTRODUÇÃONeste Memorial apresentaremos a Historia da Educação Brasileira, depois de termos pesquisados, analisados os fatos ocorridos desde o primeiro tempo em que surgiu a educação brasileira, podemos descobrir corretamente como tudo deu inicio, e como tudo tem acontecido desde então.
Poder analisar, encontrar respostas para varias perguntas, e buscar um aprofundamento maior sobre este tema, podemosentender como a educação brasileira tem sido de grande importância em nossas vidas.
































TITULO





“MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO”













SUB-TÍTULO




ESCOLA MUNICIPAL ELDORADO MICKEY















ELDORADO- MS

ABRIL

2012


SOMOS FEITOS DE TEMPO



Comoencontramos em mediante pesquisas:

Somos seres históricos, já que nossas ações e pensamentos mudam no tempo, à medida que enfrentamos os problemas não só da vida pessoal, como também da experiência coletiva. É assim que produzimos a nós mesmos e a cultura a que pertencemos.
Cada geração assimila a herança cultural dos antepassados e estabelece projetos de mudança. Ou seja: estamos inseridos notempo: o presente não se esgota na ação que realiza, mas adquire sentido pelo passado e pelo futuro desejado. Pensar o passado, porém, não é um exercício de saudosismo, curiosidade ou erudição: o passado não está morto, porque nele se fundam as raízes do presente.
Se resultamos desse movimento incessante, é impossível pensar em uma natureza humana com características universais e eternas. Não há umconceito de “ser humano universal”

que sirva de modelo em todos os tempos (...) Não nos compreendemos fora de nossa prática social, porque esta, por sua vez, se encontra mergulhada em um contexto histórico-social concreto.
Com a HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, construímos interpretações sobre as maneiras pelas quais os povos transmitem sua cultura e criam as instituições escolares e as teorias que asorientam. Por isso, é indispensável que o educador consciente e crítico, seja capaz de compreender sua atuação nos aspectos de continuidade e de ruptura em relação aos seus antecessores, a fim de agir de maneira intencional e não meramente intuitiva e ao acaso. Se somos seres históricos nada escapam à dimensão do tempo.
A História surge da necessidade de reconstituirmos o passado, relatando osacontecimentos que decorreram da ação transformadora dos indivíduos no tempo, por meio da seleção e da construção dos fatos considerados relevantes e que serão interpretados a partir de métodos diversos.
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, não é simplesmente uma disciplina. Ela trata da abordagem científica de recortes da realidade e oportuniza estudar a educação e suas teorias no contexto histórico em que...
tracking img