Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9934 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Material de apoio à matéria de Administração da Produção e Operações do curso de Administração de Empresas da UNIESP Birigui.
Profº LUIZ MAURO AMANTÉA

Birigui - 2012

Administração da Produção e Operações

É o conjunto de atividades que criam bens e serviços por meio do processo de transformação de entradas em saídas.
As atividades que criam bens e serviços ocorrem emtodas as organizações.

Administração da produção (ou de operações) é o termo usado para as atividades, decisões e responsabilidades dos gerentes de produção. A função produção é central para a organização porque produz os bens e serviços que são a razão de sua existência, mas não é a única nem, necessariamente, a mais importante, é uma das três funções centrais de qualquer organização, que são:* a função marketing (vendas) – responsável por comunicar os produtos ou serviços de uma empresa para seu mercado de modo a gerar pedidos de serviços e produtos por consumidores;
* a função desenvolvimento de produto / serviço – responsável por criar novos produtos e serviços ou modificá-los; de modo a gerar solicitações futuras de consumidores por produtos e serviços;
* a funçãoprodução – responsável por satisfazer às solicitações de consumidores por meio da produção e entrega de produtos e serviços. (MARTINS, 2000).
Também destacamos as funções de apoio, que suprem e apóiam a função produção:
* a função contábil-financeira – que fornece a informação para ajudar os processos decisórios econômicos e administra os recursos financeiros da organização;
* afunção recursos humanos – que tanto recruta e desenvolve os funcionários da organização, como também encarrega-se de seu bem-estar (MARTINS, 2000).
É importante destacar que os nomes das funções, as fronteiras e as responsabilidades variam entre organizações, e também que não existe uma distinção clara entre as funções centrais ou entre as funções centrais e as de apoio.
Teoricamente, aadministração da produção envolve o mesmo conjunto de atividades para qualquer tamanho de organização. Entretanto, na prática, administrar a produção em organizações de pequeno e médio porte possui seu próprio conjunto de problemas. Empresas grandes podem ter os recursos para destinar profissionais a desempenhar funções organizacionais específicas, o que geralmente não ocorre com empresas menores.Termos como vantagem competitiva, mercados e negócios, são normalmente associados a empresas do setor com fins lucrativos. Os objetivos estratégicos de organizações sem fins lucrativos podem ser mais complexos e envolvem uma mistura de objetivos políticos, econômicos, sociais ou ambientais. Por causa disso, existe maior chance de que as decisões de operações ocorram em condições de objetivosconflitantes.
Qualquer operação produz bens ou serviços, ou um misto dos dois, e faz isso por um processo de transformação. Por transformação nos referimos ao uso de recursos para mudar o estado ou condição de algo para produzir outputs. A produção envolve um conjunto de recursos de input usado para transformar algo ou para ser transformado em outputs de bens e serviços. Os inputs para a produção podemconvenientemente ser classificados em:
* Recursos transformados – os que são tratados, transformados ou convertidos de alguma forma (composto de: materiais, informações e consumidores);
Recursos de transformação – os que agem sobre os recursos transformados (instalações – prédios, equipamentos, terreno e tecnologia do processo de produção; funcionários – os que operam,mantêm, planejam e administram a produção). (basicamente aos produtos acabados, ou seja, àqueles que são efetivamente entregues ao consumidor. Assim, para uma montadora de automóveis, o número de pneus que irá utilizar depende do número de automóveis que irá montar.


Administração da Produção e Operações

Transformação do plano de vendas em plano de produção.

Mas a área produtiva não...
tracking img