Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
“A emoção é uma força poderosa dos problemas humanos. Estão na raiz de guerras, assassinatos, conflitos sociais e todos os tipos de outros conflitos entre pessoas. De outro lado, a emoção é o sal da vida; as coisas seriam bem monótonas sem emoção. A alegria que temos em festas, nossa satisfação na realização de objetivos, o divertimento que conseguimos em situações engraçadas, fazem com que avida mereça ser vivida.” (Morgan, 1977, pag. 74-5).
Definição
As emoções são complexos estados de excitação de que participa o organismo todo. Estão relacionados à emoção os sentimentos e os estados afetivos em geral. Admitem-se dois aspectos fundamentais em toda emoção. Aspecto interno, diz respeito à experiência individual e tem como objeto de analise os relatos verbais, estimativas e julgamentosdaquele que experimenta a emoção. Aspecto externo, diz respeito à expressão comportamental, cujo objeto é uma série complexa de respostas motoras, respostas do sistema nervoso autônomo e respostas glandulares.
Existem quatro emoções básicas: raiva (sentimento que faz com que defendamos a nós mesmos), medo (sentimento que evita que você corra grandes riscos), tristeza (é a emoção que nos ajuda asofrer: ela literalmente “lava” e “limpa” a dor de perder alguma coisa ou alguém em nossas vidas) e alegria (é o que experimentamos quando essas necessidades - liberdade, segurança e contato - estão satisfeitas). Estas combinações básicas podem termilhares de combinações- como inveja, uma mistura de raiva e medo; ou nostalgia, uma mistura de tristeza e alegria. E, ainda o ciúme, uma variante daira que também funde a tristeza e o medo.
Estados emocionais
“Os estados emocionais e sentimentais formam a afetividade, um dos aspectos do comportamento humano. Por sentimento entendemos o estado afetivo brando de prazer, desprazer ou indiferença. São disposições de prazer ou desprazer em relação a um objeto, pessoa ou ideia que vem a formar os sentimentos. Distinguisse-se das emoções por seremreações mais calmas e com uma experiência mais complexa, com mais elementos intelectuais.” (Dorin, 1972, p.139).
O homem civilizado era aquele que controlava (eliminava) suas emoções. Visto que desde cedo fomos educados a disfarça e não expressar nossas emoções, o homem foi entrando em um estado de desequilíbrio. Se, entendo que o comportamento humano deve ser guiado pela razão e pela emoção emconjunto, dar ênfase demasiada ou exclusiva em qualquer um dos dois aspectos gera deformações na personalidade. O homem será mais feliz, mais realizado e psicologicamente mais saciado, à medida que souber dosar convenientemente a razão e as emoções.
Desenvolvimento emocional
O desenvolvimento emocional começa no nascimento e mesmo antes dele. Embora haja divergências referentes à que respostasespecificam estão presentes, já na ocasião do nascimento, todos aceitam que o recém-nascido apresenta reações que denotam sentimentos de prazer e desprazer. A partir do momento em conhecemos nossas emoções, aprendemos que elas são importantes para a nossa sobrevivência.
A melhor maneira de tornar as pessoas mais inteligentes emocionalmente é começar a educá-las quando ainda crianças. Depois jáadulto, para melhorar sua própria inteligência emocional, a primeira tarefa é desaprender e reaprender. Os que enfatizam o papel da aprendizagem no desenvolvimento emocional apontam três processos de aquisição de respostas emocionais: a imitação, o condicionamento e a compreensão.
O Cérebro e as emoções
O ser humano possui em seu cérebro uma estrutura chamada de sistema límbico, responsável pelasemoções e sentimentos. O sistema límbico, quando recebe um estimulo, seja ele visual auditivo ou cinestésico, envia “mensagens” para o tálamo (a maioria dos impulsos sensitivos passam pelo tálamo) e  hipotálamo (integra o sistema endócrino ao sistema nervoso autônomo e atua como responsável pela manifestação das emoções e sentimentos - controle emocional) que automaticamente produzem repostas,...
tracking img