Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1-INTRODUÇÃO
Solubilidade é a propriedade que os compostos têm de dissolver-se em algumas substâncias. A quantidade de uma substância que se dissolve em outra vai variar dascondições externas ( temperatura, pressão etc.), como também pode depender das propriedades que as substâncias misturadas tenham em comum.
Teste de solubilidade de compostos orgânicos é umaforma importante de identificar as características químicas de uma substância. O teste vai prever se a substância em questão é solúvel ou insolúvel em determinados solventes. Além deindicar se quais dos compostos serão ácidos ou básicos. Com isso os testes são realizados utilizando solventes água, éter, hidróxido de sódio, bicarbonato de sódio, acido clorídrico entreoutros. De modo geral, “semelhante dissolve semelhante”, ou seja, uma substância com caráter apolar dissolverá outra apolar e uma substância polar dissolverá uma polar.
Grupos combaixa massa molecular e com grupo polares irão se dissolver em água. A presença de grupo acido fara com que a molecular se dissolva em grupo básico e compostos com grupo básicos irão sedissolver em substâncias acidas.

2-OBJETIVO
Determinar a solubilidade e identificar o grupo dos compostos utilizados.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

1. VOGEL, A. I. Químicaorgânica: análise orgânica qualitativa. 3 ed. Rio de Janeiro, Ao Livro Técnico, S.A. 1981, v. 3.
2. Solomons, T.W., Fryhle, C. B. Organic Chemistry, 8 ed. (2004).
3. Vogel, A., Vogel’sTextbook of Practical Organic Chemistry, 4a Edição, Editora Longman Scientific & Technical, New York, 1987.

CONCLUSÃO
Por meio de substâncias solventes como a água, acidoclorídrico, bicarbonato de sódio, hidróxido de sódio, acido sulfúrico (concentrado), éter etílico entre outros, conseguiu-se determinar a qual grupo cada substância estudada pertence.
tracking img