Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3809 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTERFERÊNCIA ELETROMAGNÉTICA

Objetivo de Aprendizagem
- Definir as formas de ruído que causam interferência eletromagnética.
- Definir os aterramentos elétricos.
- Utilizar blindagens e filtros para reduzir a interferência eletromagnética.
Objetivo de Aprendizagem
- Definir as formas de ruído que causam interferência eletromagnética.
- Definir os aterramentos elétricos.
- Utilizarblindagens e filtros para reduzir a interferência eletromagnética.

Introdução
Os sinais não intencionais recebidos por um circuito são designados ruídos. O ruído pode surgir tanto a partir de outros componentes de circuito ou de sistemas como a partir de fenômenos naturais como descargas atmosféricas ou radiação solar. Se o ruído interceptado degradar a operação do circuito ou sistema, ele édenominado interferência.
Podemos definir interferência eletromagnética, ou IEM, como a degradação no desempenho de um sistema ou circuito elétrico causado pelo ruído eletromagnético. Dizemos que um circuito elétrico alcança compatibilidade eletromagnética, ou CEM, se ele for capaz de operar em um ambiente eletromagnético sem ser suscetível a ruídos e sem causar interferência em outros circuitos.A interferência só ocorrerá se necessariamente existir uma fonte que gere tal ruído, um caminho de acoplamento que transmita o ruído e um receptor que seja sensível ao ruído. Em projetos de CEM, podemos evitar a interferência reduzindo a emissão de ruído pela fonte, bloqueando o caminho de transmissão e tornando o receptor menos sensível. O sistema tem o benefício de tornar o sistema menossensível ao ruído.

1. Fontes de Interferência
Como sabemos existem diversas fontes de IEM. As fontes abrangem desde fenômenos transitórios e naturais como a incidência de descargas atmosféricas até emissões contínuas como aquelas produzidas pelas lâmpadas fluorescentes. A interferência pode ser resultado de emissões intencionais como aquelas de telefones celulares ou transmissores de rádios.Podem ocorrer de dentro para fora ou de fora para dentro do sistema.
Mudanças repentinas na corrente das fontes causam variações súbitas, ou transitórias, que por sua vez, produzem componentes do espectro de frequência que pode causar interferência. Podem-se medir as componentes de frequência com um analisador de espectro, no caso de sinais digitais.
2.1 – Descarga atmosférica
A ocorrênciada descarga atmosférica envolve a rápida transferência de mais de 20 C de carga e uma amplitude de corrente de descarga de até 50 kA. O rápido tempo de subida do pulso de corrente pode induzir uma interferência em equipamentos elétricos próximos das descargas.
2.2 – Descarga eletrostática
Quando dois materiais são esfregados em com o outro, cargas positivas se acumulam em um dos materiaisenquanto cargas positivas em um dos materiais enquanto cargas negativas se acumulam no outro. O grau com o qual isso ocorre é uma função do material.
2.3 – Fontes de distúrbios de potência
Os afundamentos (remoção repentina de uma carga grande) e as elevações do fornecimento de potência podem causar interferência em um componente elétrico. Algumas vezes, as subestações de potência manobramelevados níveis de tensão. O transitório resultante pode conter componentes de frequência além de 200 MHz. Essas componentes podem causar interferência em equipamentos conectados à linha de energia.
2.4 – Transmissores de rádio
As faixas de frequências têm sido alocadas para uso específico, porém as emissões também incluirão harmônicas da frequência fundamental que podem se estender alémda faixa permitida. Desta forma, por exemplo, a transmissão de rádio pode interferir com a recepção do telefone celular.
Os transmissores de rádio são geralmente projetados de modo a restringir a emissão de frequência harmônica. Um oscilador local (OL) é usualmente empregado na extremidade receptora da transmissão de rádio. Entretanto, o OL também gerará harmônicas da frequência fundamental,...
tracking img