Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3225 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo sobre FOGO – princípios e procedimentos

O fogo é uma reação química das mais elementares, chamada combustão ou queima entre 4 componentes: COMBUSTÍVEL, COMBURENTE , FONTE DE CALOR (ENERGIA) e REAÇÃO EM CADEIA (estequiometria).

TETRAEDRO DO FOGO ( Diagrama do Fogo):


Modernamente, foi acrescentado ao triângulo do fogo mais um elemento: A REAÇÃO EM CADEIA, formandoassim o tetraedro ou quadrado de fogo. Os combustíveis após iniciar a combustão geram mais calor liberando mais gases ou vapores combustíveis, sendo que os átomos livres são os responsáveis pela liberação de toda a energia necessária para a reação em cadeia.
















MÉTODOS DE EXTINÇÃO


Os métodos de extinção do fogo baseiam-se na eliminação de um ou mais doselementos essenciais que provocam o fogo.

Retirada do Material

É a forma mais simples de se extinguir um incêndio. Baseia-se na retirada do material combustível, ainda não atingido, da área de propagação do fogo, interrompendo a alimentação da combustão. Método também denominado corte ou remoção do suprimento do combustível.
Ex.: fechamento de válvula ou interrupção de vazamento de combustívellíquido ou gasoso, retirada de materiais combustíveis do ambiente em chamas, etc.

Resfriamento

É o método mais utilizado. Consiste em diminuir a temperatura do material combustível que está queimando, diminuindo, conseqüentemente, a liberação de gases ou vapores inflamáveis. A água é o agente extintor mais usado, por ter grande capacidade de absorver calor e ser facilmente encontrada na natureza.A redução da temperatura está ligada à quantidade e à forma de aplicação da água (jatos compacto ou de neblina), de modo que ela absorva mais calor que o incêndio é capaz de produzir.
É inútil o emprego de água onde queimam combustíveis com baixo ponto de combustão (menos de 20ºC), pois a água resfria até a temperatura ambiente e o material continuará produzindo gases combustíveis.Abafamento

Consiste em diminuir ou impedir o contato do oxigênio com o material combustível. Não havendo comburente para reagir com o combustível, não haverá fogo. Como exceção estão os materiais que têm oxigênio em sua composição e queimam sem necessidade do oxigênio do ar, como os peróxidos orgânicos e o fósforo branco.
Conforme já vimos anteriormente, a diminuição do oxigênio em contato com ocombustível vai tornando a combustão mais lenta, até a concentração de oxigênio chegar próxima de 8%, onde não haverá mais combustão. Colocar uma tampa sobre um recipiente contendo álcool em chamas, ou colocar um copo voltado de boca para baixo sobre uma vela acesa, são duas experiências práticas que mostram que o fogo se apagará tão logo se esgote o oxigênio estequiométrico que está em contato com ocombustível.
Pode-se abafar o fogo com uso de materiais diversos, como areia, terra, cobertores com malhas fechadas, vapor d’água, espumas, pós, gases especiais etc.

Quebra da Reação em Cadeia

Certos agentes extintores, quando lançados sobre o fogo, sofrem ação do calor, reagindo sobre a área das chamas, interrompendo assim a “reação em cadeia” (extinção química). Isso ocorre porque ooxigênio comburente deixa de reagir com os gases combustíveis. Essa reação só ocorre quando há chamas visíveis ( ex.:pó químico).

Existem vários tipos de materiais combustíveis. Podemos classificá-los em:

1. Combustíveis Sólidos
O que entra em combustão não é o corpo em si, mas os vapores desprendidos.
Fatores que afetam a combustibilidade
-  Composição química: os materiaismais combustíveis encerram os elementos carbono, enxofre e hidrogênio. Exemplos: Borracha, papel, etc.
- Dimensões: Os materiais finamente divididos entram em combustão mais rapidamente. Exemplos: madeira e serragem, e aço comparada a esponja de aço.
2.Combustíveis Líquidos
Os combustíveis líquidos também não ardem. Os vapores desprendidos da sua superfície é que entram em combustão....
tracking img