O papel da contabilidade no processo de gestão de uma entidade do terceiro setor do

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 52 (12768 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A gestão eficaz das entidades depende de modelos contábeis inspirados nos aspectos legais e em princípios fundamentais e normas de contabilidade. Este trabalho tem como objetivo propor modelo para o processo de gestão contábil, aplicável a uma entidade do terceiro Setor da Cidade de Caratinga/MG.
O estudo destaca estratégias para que as empresas do terceiro Setor,que são instituições sem fins lucrativos, possam obter recursos, além de aspectos legais, tributários e contábeis.
Uma área crescente de atuação no Brasil é o terceiro setor relacionado à área social e assistencial. Essas entidades surgem na perspectiva de preencher lacunas existentes no campo social em que o setor público e privado não atuam.
O Terceiro Setor segundo Melo (2003, p. 1)“é constituído pelas organizações que não pertencem à esfera do Estado nem à esfera do mercado. São todas as organizações sem fins lucrativos e não governamentais”.
Entretanto, Bose (2004, p. 1) relata que o Terceiro Setor pode ser definido como: “o espaço composto por organizações privadas, sem fins lucrativos cuja atuação é dirigida a finalidade coletivas ou públicas”.
AsEmpresas do Terceiro Setor são criadas para ocupar um lugar vazio deixado por um Estado deficiente na resposta às demandas da população. Falconer (1999, p. 2) define que: “o Terceiro Setor no uso corrente, é usado para se referir a ação social das empresas, ao trabalho voluntário de cidadãos, as organizações do poder público privatizado na forma de fundações e organizações sociais”.
Os problemasde administração das organizações do terceiro setor são tão antigos quanto elas próprias, embora a gestão dessas organizações seja uma discussão recente no universo das ONGs.
Até a década de 70, termos como administração eram repudiados por sua associação com a cultura das empresas, do mercado e, portanto, com a lógica econômica, identificada como incompatível com uma organização sem finslucrativos. “Há 40 anos, ‘gerência’ era um palavrão” nessas organizações, diz Peter Drucker (1990 – p. XIV), o pensador que é apontado como o pai da administração moderna.
Desenvolver modelos de gestão próprios para as empresas do Terceiro Setor é uma tarefa desafiadora: depende do contexto, da análise de cada caso. “Na verdade, não haverá melhor modelo, mas tantos quantos forem às realidadesde cada subconjunto de organizações, ou mesmo de cada organização.” (Mendes, 1999 – p. 61).
Um modelo de gestão para Empresas do Terceiro Setor pressupõe a descentralização e a participação de todos no projeto comum. É por meio da participação que o grupo se compromete com o modelo adotado, na medida em que o compreende e que percebe nele as condições democráticas para que cada um, diretaou indiretamente, possa influenciar os destinos da organização. (Rodrigues, 1977, p. 40).
Sem participação e democracia internas, fica difícil programar as mudanças necessárias para que a organização acompanhe o atual contexto, que se modifica de forma acelerada graças aos processos de globalização e de novas tecnologias de comunicação e informação. Com isso a contabilidade passará a terum papel ainda mais importante na administração destas empresas, pois irá auxiliá – las no processo de gestão para que cumpram com todas as suas obrigações e deveres perante a sociedade e comunidade em que vive.
Este trabalho monográfico tem como tema a contabilidade no processo de gestão de uma entidade do terceiro setor do Leste de Minas Gerais e busca a resposta para a seguinte pergunta:Como as ferramentas da contabilidade auxilia no processo de gestão de uma entidade do terceiro setor da cidade de Caratinga?
Um mundo como o de hoje exige das organizações e de seus gestores uma postura que se assente em um paradigma da gestão, fundamentada em um tipo de pensamento de natureza especial – o pensamento estratégico. Este fornece aos gestores a fundamentação necessária para a...
tracking img