Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (633 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A população idosa no Brasil nos próximos anos torna-se alvo de violência, pois a falta de carinho, atenção, pressão psicológica são alguns dos fatores, que possa tornar-se um grande problema. Onúmero de idosos que sofrem abusos é de extremo caso que muitas vezes as agressões resultam em morte. A violência contra os mais velhos precisa ser vista, pelo menos em três direcionamentos:sócio-antropológicos, demográfico e epidemiológico.

Envelhecer é um processo próprio do ser humano, que se inicia e perpassa ao longo da vida. Todos nós envelhecemos os mais jovens de hoje serão os maisvelhos de amanhã. Esse processo pode ter uma qualidade de vida boa ou ruim. O trabalho pretende compreender a situação de violência de uma boa parte dos idosos que a população brasileira vivencia. Otema está vinculado ao acelerado crescimento da população idosa em quase todos os países, principalmente no Brasil.

Quando se fala em preconceito contra idoso, lembra-se de violência,pensa-se logo em violência física, porém não é a única, pois há inúmeras formas de violência mascarada. Ela também pode ser manifestada como psicológica, moral, sexual, econômica, familiar e social. Mesmocom as leis avançadas, inabilita sua importância como cidadão, porque pessoas idosas não querem mais do que as outras, querem um tratamento digno, independentemente de sexo, origem, raça, deficiênciaentre outras.

É fundamental garantir a participação dos idosos na vida social; participação essa como cidadãos em plenos direitos e desenvolver seu potencial. Pra eliminar a violência e opreconceito, é preciso valorizar a família, garantir a igualdade entre gêneros e criar mecanismos de proteção social. A nossa sociedade prioriza demais o novo e o velho é tratado como alguém semfuturo, vivendo de lembranças passadas já vividas como adulto e jovem.















PRECONCEITO CONTRA IDOSOS



Ao começarmos primeiramente deve-se conceituar o que é...
tracking img