Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (604 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é Lúpus?
Lúpus é uma doença rara, mais freqüente nas mulheres do que nos homens, provocada por um desequilíbrio do sistema imunológico, exatamente aquele que deveria defender o organismo dasagressões externas causadas por vírus, bactérias ou outros agentes, , a defesa imunológica se vira contra os tecidos do próprio organismo como pele, articulações, fígado, coração, pulmão, rins ecérebro. Lúpus exige tratamento cuidadoso por médicos especialistas.
COMO ESSA DOENÇA SE EVOLUI!!!
Mais jovem for a mulher, pior será o diagnóstico. O lúpus dificilmente aparece em meninas que aindanão menstruaram. Em geral, o acometimento coincide com a época da menstruação e atinge mulheres na faixa entre 15 e 30 anos. . Quando não há lesão renal e cerebral no primeiro surto, trata-se do lúpusbenigno caracterizado por lesões de pele, asa de borboleta, dor nas juntas, sintomas facilmente controláveis com medicação. Se no primeiro surto, porém, ela manifestar lesão renal ou cerebral ou, opior de tudo, as duas ao mesmo tempo, é sinal de mau prognóstico. Além disso, pesam fatores puramente imunológicos, por exemplo, a queda de algumas proteínas do sangue como complemento e o aparecimentode infecções. A evolução das pacientes no Hospital das Clínicas indica que o aparecimento de infecções é fator decisivo na evolução prognóstica da doença.
Nos EUA, estatísticas mostram que a mulhernegra tem evolução pior do que a branca. O que vimos no HC, entretanto, é que aqui há uma equivalência da doença entre mulheres brancas e negras.
SINTOMAS
Os sintomas dependem basicamente do órgãoafetado. Os mais freqüentes são: febre, manchas na pele, vermelhidão no nariz e nas faces em forma de asa de borboleta, fotossensibilidade, feridinhas recorrentes na boca e no nariz, doresarticulares, fadiga, falta de ar, taquicardia, tosse seca, dor de cabeça, convulsões, anemia, problemas hematológicos, renais, cardíacos e pulmonares.
Portadoras de lúpus eritematoso sistêmico podem ter...
tracking img