Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Evolução Histórica dos Computadores

Dispositivos Mecânicos (500 a.c – 1880)
Os primeiros dispositivos surgiram no século V a.c. O ábaco foi um dos primeiros dispositivos mecânicos. Formado porarames paralelos e contas ou arruelas deslizantes, que de acordo com a sua posição representava a quantidade a ser calculada.
O ábaco pode ser considerado como a extensão do ato natural de se contarnos dedos.
Surgiu para ajudar a resolver problemas de cálculos como: adição, subtração, multiplicação e divisão de até 12 inteiros.
Eram utilizados por várias civilizações como: a egípcia, a grega, achinesa a romana e outras. Tinha também o quadrante um instrumento para cálculo astronômico. Ptolomeu usava esse dispositivo para medir os ângulos entre as estrelas.
A partir do século XV a.c , foidesenvolvido um dispositivo, chamado Compasso de Setor, utilizado para fazer cálculos trigométricos, ele determinava o posicionamento da boca de um canhão.
Bastões de Napier
Jonh Napier conhecidocomo descodificador do logaritmo natural e por ter popularizado o ponto decimal . Em (1550 – 1617) Napier criou os bastões de cálculos utilizados para auxiliar a multiplicação.
Esse dispositivo ficouconhecido como Bastões de Napier , que eram um conjunto de 9 bastões, um para cada digito que transformavam a multiplicação de dois números numa soma das tabuadas de cada digito.
Em 1633 o InglêsWilliam Oughtred , teve a idéia de aprimorar os Bastões de Napier, que ficou conhecida como Régua de Cálculos e se tornou o primeiro computador Analógico da história.
Contador Mecânico de Pascal
Aspascalinas como eram chamadas as invenções de Blaise Pascal. A mais importante invenção de Pascal foi o Contador Mecânico, que utilizava rodas e engrenagens dentadas, para somas e multiplicação e tambémusava o conceito de complemento para realizar subtração através de soma de complemento, usado até hoje para representar o ponto fixo. E permitia o uso “vai”, passando automaticamente para a...
tracking img