Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE PIO DÉCIMO
DEPARTAMENTO DE DIREITO
FILOSOFIA GERAL E JURÍDICA
JOSÉ FRANCISCO DOS ANJOS FILHO
1º PERÍODO C

BITTAR, Eduardo C. B. e ALMEIDA, Guilherme Assisde. Direito e Justiça.In: Curso de Filosofia do Direito. Editora Atlas São Paulo: 2005 p 445-448.
Objeto: Direito e Justiça.
Objetivo: O objetivo desse texto é caracterizar econceituar Direito e Justiça sob a visão e influência de várias teorias e pensadores.
Fontes: O autor fundamentou sua teoria na bibliografia de diversos autores.
PrincipaisConceitos: O autor trabalha com conceitos de Justiça, Direito, valor relativo, valor absoluto dentre outros.
Principais conclusões: A justiça funciona como valor norteadordos direitos se utilizando das normas morais para elaboração do Ordenamento Jurídico, sendo que este Direito terá a justiça como objetivo.
Comentário Pessoal: O texto tratade Direito e justiça, onde os autores falam que a justiça tem um valor relativo e um valor absoluto, sendo que de fato ela deveria ser um ou outro.
Ele apresentou argumentospara as duas situações, onde o absoluto seria a Lei, igual para todos, e o relativo seria a interpretação da lei sob o ponto de vista argumentativo e sobre a suaaplicabilidade, ou seja, a justiça é absoluta quando na elaboração-construção-da Lei e relativa porque é preciso analisar dentro de um contexto sócio político e cultural o acontecimentodo fato para a aplicação da Norma Jurídica.
Assim sendo, Direito e Justiça possuem conceitos diferentes, o Direito tem como objetivo a Justiça e para sua aplicação deve seusar a razoabilidade devido as particularidades que cada caso requer.
Palavras-chave: Direito, Justiça, Valor relativo, valor absoluto, Ordenamento jurídico.

ARACAJU/SE
2011
tracking img