Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (450 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA GERAL DO ESTADO E INTRODUÇÃO
FOLHA DE RESPOSTA

Nome: _________________________________________________________
RA: __________________________________Período: __________________

1. d)Voto proporcional e majoritário respectivamente
A.






B. Voto Majoritário: Com o voto majoritário, elege-se o candidato que obtiver maiornúmero de votos que seu competidor, ou competidores. É destinado ao poder executivo - prefeito, governador e presidente. Onde é eleito quem tiver o maior numero de votos, independente do partido.
NoBrasil, a constituição de 1988 estabelece um segundo turno eleitoral para os cargos executivos que não forem preenchidos por maioria absoluta no primeiro turno. Concorrem os dois candidatos maisvotados no primeiro turno.
Voto Proporcional: O voto proporcional se aplica pelo sistema de quocientes, obtidos pela divisão do número de votantes pelo de postos a serem preenchidos. Todo candidato queatingir tal quociente estará eleito. No Brasil, o voto proporcional é preconizado desde o advento da república. Vários juristas o defenderam, depois disso, mas tal espécie de voto só encontrouaplicação na lei eleitoral de 1933.
Voto Censitário: Baseado nos rendimentos pessoais exigia comprovação de ingressos para o reconhecimento da capacidade eleitoral, o que afastava das urnas setoresconsideráveis de classes economicamente menos expressivas. Essa forma de voto, generalizada no princípio do século XIX, foi sendo abandonada e só voltou a aparecer excepcionalmente, ou de forma indireta.

2.a) Principio da divisão do trabalho
Justificativa: A separação dos poderes serviu para evitar a concentração absoluta de poder nas mãos dos soberanos, comum no Estado absoluto que precede asrevoluções burguesas, fundamenta-se com as teorias de John Locke e de Montesquieu. Imaginou-se um mecanismo que se evita esta concentração de poderes, onde cada uma das funções do Estado seria de...
tracking img