Portugal e o estado novo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4652 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
1. Introdução 2
2. A Grande Depressão de 1929 3
2.1. Causas da Grande Depressão 4
2.2. Crash de Nova York (Bolsa de Valores de Nova York) em 1929 6
2.3. A Grande Depressão nos Estados Unidos da América 8
2.4. A Grande Depressão noutros países 10
2.5. A vida durante a Grande Depressão 13
3. Conclusão 15
4. Bibliografia 16
Anexo 17


1. Introdução
Estetrabalho foi solicitado pelo professor Francisco Fernandes, tendo surgido na disciplina de História A, consistindo em elaborar um tema do livro relacionado com a matéria realizada, à escolha de cada aluno.
O trabalho que será retratado incide, numa pequena introdução confrontada com alguns tópicos sobre o meu tema escolhido: a grande depressão de 1929.
Contudo, será explicado a grande depressão,as suas causas, o Crash de Nova York, a grande depressão nos Estados Unidos da América, a depressão noutros países e a vida durante a depressão. Por fim, como conclusão do meu tema de trabalho irei construir um esquema onde a matéria do meu tema (A Grande Depressão de 1929) esteja sintetizada para um melhor entendimento.

2. A Grande Depressão de 1929
A Grande Depressão (conhecida tambémcomo a Crise de 1929), foi uma grande depressão económica que teve início em 1929 (daí a chamar-se: “A Grande Depressão de 1929”), porém permaneceu ao longo da década de 1930, terminando com a Segunda Guerra Mundial. A Grande Depressão é considerada o pior e o mais longo período de recessão económica do século XX. Este período de depressão económica causou altas taxas de desemprego, quedas drásticasdo produto interno bruto (P.I.B)  de diversos países, bem como quedas drásticas na produção industrial, preços de acções, e também, em quase todo medidor de actividade económica, em diversos países no mundo.
O dia 24 de Outubro de 1929 é considerado popularmente o início da Grande Depressão, mas a produção industrial americana já havia começado a cair a partir de Julho do mesmo ano. Com isto,deu-se um período de leve recessão económica que se estendeu até 24 de Outubro, pois os valores de acções na bolsa de valores de Nova Iorque (New York Stock Exchange), caíram drasticamente, desencadeando a Quinta-Feira Negra. Assim, milhares de accionistas perderam, literalmente da noite para o dia, grandes somas em dinheiro. Muitos perderam tudo o que tinham. Todavia, essa quebra na bolsa de valoresde Nova Iorque piorou bastante os efeitos da recessão já existente, pois originou uma grande inflação e queda nas taxas de venda de produtos, que por sua vez, obrigaram o encerramento de inúmeras empresas comerciais e industriais, dando origem ao elevado número das taxas de desemprego. Contudo, o colapso continuou na Segunda-feira negra  (28 de Outubro) e Terça-feira negra  (29 de Outubro).Obviamente que os efeitos da Grande Depressão foram sentidos no mundo inteiro. Estes efeitos, bem como sua intensidade, variaram de país a país. Outros países, além dos Estados Unidos, que foram duramente atingidos pela Grande Depressão foram:
* Alemanha;
* Holanda;
* Austrália;
* França;
*  Itália;
* Reino Unido;
* Canadá.
Doc.5 - A Grande Depressão nos anos 30 queabalou a confiança no capitalismo liberal e na democracia.
Porém, em certos países pouco industrializados naquela época, como a Argentina e o Brasil  (que não conseguiu vender o café que tinha para outros países), a Grande Depressão acelerou o processo de industrialização. Praticamente não houve nenhum abalo na União Soviética, que tratando-se de uma economia socialista, estava económica epoliticamente fechada para o mundo capitalista.
Os efeitos negativos da Grande Depressão atingiram o seu cimo nos Estados Unidos em 1933. O New Deal (série de medidas), juntamente com programas de ajuda social realizados por todos os estados americanos, ajudou a minimizar os efeitos da Depressão a partir de 1933.
A maioria dos países atingidos pela Grande Depressão passou a recuperar-se economicamente...
tracking img