Haskell - c#

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2823 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
2º. PERÍODO NOITE

Linguagens de Programação Contemporâneas

Pré-projeto de pesquisa referente ao 2º. Período do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Componentes:

2º Sem./ 2011

1Linguagem Haskell

1.1 Origem e evolução histórica
Haskell é uma linguagem de programação puramente funcional, de propósito geral. De acordo com o site www.htmlstaff.org:

¹ Na década de 1980, um comitê foi organizado com o objetivo de construir uma linguagem funcional de programação padronizada com uma semântica não-rígida. Haskell, em homenagem ao lógico Haskell Curry, foi o resultadodessas deliberações. O último padrão semi-oficial desta linguaguem é Haskell 98, destinado a especificar uma versão mínima e portável da linguagem para o ensino e como base para futuras extensões. A linguagem continua a evoluir rapidamente, com Hugs³ e GHC³.

Como uma linguagem funcional, a estrutura de controle primária é a função, a linguagem é baseada nas observações de Haskell Curry eseus descendentes intelectuais.
² A primeira reunião do comitê em janeiro de 1988, metas da linguagem: linguagem e fácil ensino, completamente descrita através de uma sintaxe e semântica formal disponível livremente. Primeira versão 1 de abril de 1990.
A versão 1.1 agosto de 1991, a versão 1.2 em março de 1992, versão 1.3 maio de 1996 versão 1.4 em abril de 1997.
Haskell 98, janeirode 1999 - versão mínima, estável e portável da linguagem e o biblioteca para ensino. Esse padrão sofreu uma revisão em janeiro de 2003.
A linguagem continua evoluindo, sendo as implementações Hugs e GHC consideradas os padrões. A partir de 2006 começou o processo de definição de um sucessor do padrão 98, conhecido informalmente por Haskell′ ("Haskell Prime").
A seguir encontra-se umtimeline da história da linguagem:

______________________________________________

¹http://www.htmlstaff.org/ver.php?id=22247
²http://www.eng.uerj.br/~fariasol/disciplinas/Caracteristicas_das_LPs/2010-trabalhos-CLP/Haskell-Aloisio-Ricardo-Triani/Apresenta%C3%A7ao%20Haskell/apresentacao_haskell%20(1).pdf
³ Compiladores
1.2 Caracteristicas

Haskell é uma linguagem que possui sintaxe de fácilaprendizado e torna os códigos menores e mais legíveis, tem também uma forte característica de “tipagem”, é sempre possível determinar qual o tipo da variável, a linguagem também tem características diversas tais como, estática, funções de alta ordem, polimorfismo e classes. Haskell trabalha com lazy evaluation (avaliação preguiçosa), o que significa que uma expressão somente é avaliada quandonecessário, até certo ponto, o que torna a execução dos scripts rápida e eficiente. Alguns dos recursos de Haskell originam-se na linguagem miranda (turner, 1986)

1.3 Critérios de classificação, tipagem, grau de abstração, geração,
paradigmas, domínios (nichos) de aplicação típica

4. Políticas de comercialização/distribuição, market share, plataformas

1. Plataformas: O código do Haskellpode ser gerado em um simples editor de texto que no máximo destaca palavras reservadas da linguagem. Sendo assim, para implementação de programas, é preciso possuir uma das ferramentas que serão citadas mais adiante seguindo as respectivas plataformas:
• Hugs: um interpretador escrito em C, então, pode ser executado em quase todas as máquinas. Oferece rápida compilação dos programas e razoávelvelocidade de execução. Também dispõe de uma simples biblioteca gráfica. Hugs é ideal para pessoas que estão aprendendo os básicos de Haskell. É a mais portável e peso leve das implentações. Disponível para as plataformas Unix, Windows e MacOS. Mais informações: http://www.haskell.org/hugs.
• GHC: O Glasgow Haskell Compiler compila para código nativo de diferentes arquiteturas e pode...
tracking img