Trabalhos e textos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1995 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto Aplicado I INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA

Comparação entre a utilização de polímeros sintéticos e sementes da Moringa oleifera para o tratamento de efluente
CURSO: Engenharia Química Professor PA: Margarete Aparecida Pereira Alunos: André Juliano Campos Pinto Ferreira, Fernanda de Oliveira Nunes, Janaína Maria Alves Melo, Rodrigo Gustavo Gonçalves Gomes, Umar LúcioRezende.

Resumo - A semente de Moringa oleifera contém um polímero que, ao ser triturada, age como agente coagulante. O trabalho teve como objetivo comparar se há vantagem em substituir os polímeros sintéticos mais utilizados pelo polímero extraído da semente. Para isso, foram feitas análises de pH, condutividade e turbidez no rejeito líquido originado na empresa SGS Geosol Laboratórios,comparando o método já utilizado pela empresa e a aplicação das sementes trituradas de Moringa oleifera. Os resultados confirmaram a eficácia e mostram a redução da turbidez e da cor com o uso da semente.
Palavras-chaves - Polímeros, Moringa oleifera, efluentes.

1

1. Introdução
A água é uma necessidade humana primordial e sua utilização por indústrias para lavagem de maquinário e realização deanálises, gera um efluente altamente contaminado, sendo obrigatório o tratamento deste antes de ser descartado para a rede pública de saneamento. A pesquisa foi realizada na SGS Geosol, empresa resultado de uma joint venture entre a SGS do Brasil e a Geosol Geologia e Sondagens, onde são realizadas análises geoquímicas em solos, rochas, minérios, efluentes, entre outros. Por ser uma empresa degrande porte e por trabalhar com elementos químicos tóxicos ao meio ambiente, é necessário que haja tratamento dos rejeitos laboratoriais antes de seu escoamento para a COPASA (Companhia de Saneamento de Minas Gerais). O tratamento é realizado na própria SGS Geosol. Os rejeitos líquidos gerados nas análises realizadas nos laboratórios da SGS Geosol são armazenados no tanque 1, de onde o fluido ébombeado para o equalizador, o qual recebe o efluente com pH em torno de 1-2. No equalizador, é feito o tratamento utilizando-se 40 L de Procyfloc Al 200 para neutralização e o Procytrat 400 na proporção de 500 mL/L para início da 2

precipitação dos metais. Então, o efluente é bombeado para o tanque flocodecantador, o qual recebe o polímero Procyfloc 700A diluído 200 mL do produto em 20 L de água,que irá acelerar o processo de decantação dos metais, formando um lodo no fundo do tanque. Esse lodo é bombeado para um filtro prensa que retém os metais adsorvidos pelo polímero em suas placas, permitindo que o efluente já tratado e filtrado seja eliminado na rede de esgoto da COPASA, conforme o fluxograma abaixo.

Figura 1: Funcionamento da ETE SGS Geosol.

3

Na parte superior do flocodecantador há um encanamento de saída para a rede de esgoto da COPASA, o que é permitido uma vez que o efluente que se encontra na parte superior do tanque já está livre de metais pesados, pois estes já se decantaram. O lodo retido nas placas do filtro prensa são secos ao ar livre e depois descartados por uma empresa particular, mas atualmente a SGS Geosol está estudando a possibilidade deutiliza-lo para a fabricação de padrões, devido a alta concentração de metais contidos no mesmo. Os produtos mais utilizados para esse tratamento são os polímeros sintéticos e há uma procura em substituí-los por uma alternativa biodegradável. Embasado nessa busca, esse trabalho teve como relevância o estudo e a análise do uso da resina extraída da semente da planta Moringa oleifera como uma alternativapara o tratamento de efluentes industriais.

2. Revisão Bibliográfica 2.1 Considerações gerais

4

A Moringa oleifera é uma planta originada da Índia, mas comum também no Egito, Malásia, Nigéria e no nordeste brasileiro. A planta sobrevive em solos pobres e por não ser uma árvore de grande porte, seu crescimento é rápido. Suas folhas, vagens e flores são utilizadas na alimentação, medicina...
tracking img