Anatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1737 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biologia
(Citoesqueleto)

Citoesqueleto
-

Primeiramente acreditava-se que o citoesqueleto tinha só a função de suporte, mas depois ficou demonstrado que ele é responsável pela manutenção, estabelecimento da forma, além dos movimentos celulares (pseudópodos, deslocamento intracelular, etc).

O citoesqueleto é responsável por várias funções celulares, é responsável pela forma da célula,posição dos seus componentes, pela contração celular, pelo movimento das células e pelo deslocamento das organelas. As células têm formas bastante variáveis, já a localização das organelas não é tão variável e depende do tipo celular.
-

Os principais elementos do citoesqueleto são:
-

Principais elementos do citoesqueleto

microtúbulos, microfilamentos(filamen-tos de actina e demiosina),

-

-

Filamentos Intermediários

Os deslocamentos intracelulares se devem as proteínas motoras:
-

dineínas e cinesinas: deslocamento em associação aos microtúbulos miosina: formam filamentos que se associam com a actina.

-

Microtúbulos
ü

São cilindros delgados e alongados cada um formado por dímeros proteicos dispostos em hélice. Cada dímero tem duas cadeias semelhantes(alfa e betatubulina). Cada cilindro é formado por 13 dímeros. Eles estão em constante reorganização crescendo em uma das extremidades devido à polimerização dos dímeros de tubulina, e diminuindo na outra extremidade onde predomina a despolimerização.

ü

A extremidade que aumenta é a extremidade mais (+) e a que diminui é a extremidade menos (-). Os processos de alongamento e encurtamentosão um desequilíbrio entre polimerização e despolimerização.

Esse processo é dependente do Cálcio e de uma proteína chamada de MAP (microtubuleassociated proteins).
ü

ü

Foram descritos dois tipos de componentes motores que promovem o deslocamento de partículas sobre os microtúbulos: 1) proteínas da família das dineínas: que transportam substâncias da extremidade + para -. 2) proteínas dafamília das cinesinas: promovem o deslocamento da extremidade – para +.

ü

ü

ü

Os microtúbulos participam dos movimentos dos cílios e flagelos, transporte intracelular, deslocamento de cromossomos, manutenção da forma das células.

MICROTÚBULOS •Estruturas protéicas ocas
•Relativamente rígidos •Originados de Centrossomos •Dinâmicas!!! •Vias de transporte intracelular •Ancoramento deorganelas delimitadas por membranas

Microfilamentos filamentos de actina e de miosina
Formados por duas cadeias em espiral de monômeros globosos da proteína actina G que se polimerizam lembrando dois colares de pérolas formando uma estrutura quartenária fibrosa(actina F).

Os filamentos de actina são finos (5-7 ACTINAnm) e se juntam formando feixes mais grossos. São filamentos polarizadosmuito abundante no músculo. A actina participa de uma camada dentro da membrana plasmática chamada de córtex celular. Essa camada tem como função reforçar a membrana que participa de movimentos amebóides e fagocitose

Encontrados nas células dos eucariontes, Essencial para os movimentos celulares, como aderir na superfície, se deslocar, emitir pseudópodos, fagocitar, se dividir em 2. Instáveiscomo os microtúbulos, mas podem formar estruturas estáveis, como no músculo ou nos microvilos do epitélio intestinal. Podem se contrair (“músculos das células”) ou emitir prolongamentos como nos fibroblastos, ou formar o anel que se contraí durante a divisão celular.

Bastante flexível e a quantidade (comprimento total) de filamentos de actina na célula é cerca de 30 Xs a de microtúbulos.Raramente estão isolados nas células, é comum vários filamentos de actina se agregarem para formar feixes mais espessos.

Resumindo... Filamentos Polarizados,muito abundante no músculo. Dinâmicos Migração Fagocitose Divisão Celular Contração Muscular

Filamentos intermediários
Os filamentos intermediários (8-10 nm) recebem esse nome, pois são mais grossos que os de actina e mais finos que os...
tracking img