Trabalhos feitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1845 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. A figura a seguir representa as secções E e E' de dois espelhos planos. O raio de luz I incide obliquamente no espelho E, formando um ângulo de 30° com a normal N a ele, e o raio refletido R incide perpendicularmente no espelho E'.
[pic]
Que ângulo formam entre si as secções E e E' dos dois espelhos?
a) 15°.
b) 30°.
c) 45°.
d) 60°.
e) 75°.

2. Dois objetos, A e B, encontram-se emfrente de um espelho plano E, como mostra a figura. Um observador tenta ver as imagens desses objetos formadas pelo espelho, colocando-se em diferentes posições, 1, 2, 3, 4 e 5, como mostrado na figura.
[pic]
O observador verá as imagens de A e B superpondo-se uma à outra quando se colocar na posição
a) 1.
b) 2.
c) 3.
d) 4.
e) 5.

3. Para determinar a que altura H uma fonte de luzpontual está do chão, plano e horizontal, foi realizada a seguinte experiência. Colocou-se um lápis de 0,10m, perpendicularmente sobre o chão, em duas posições distintas: primeiro em P e depois em Q. A posição P está, exatamente, na vertical que passa pela fonte e, nesta posição, não há formação de sombra do lápis, conforme ilustra esquematicamente a figura.
[pic]
Na posição Q, a sombra do lápis temcomprimento 49 (quarenta e nove) vezes menor que a distância entre P e Q.
A altura H é, aproximadamente, igual a:
a) 0,49 m
b) 1,0 m
c) 1,5 m
d) 3,0 m
e) 5,0 m


4. Na figura a seguir, F é uma fonte de luz extensa e A um anteparo opaco.
[pic]
Pode-se afirmar que I, II e III são, respectivamente, regiões de
a) sombra, sombra e penumbra.
b) sombra, sombra e sombra.
c) penumbra,sombra e penumbra.
d) sombra, penumbra e sombra.
e) penumbra, penumbra e sombra.

5. Em agosto de 1999, ocorreu o último eclipse solar total do século. Um estudante imaginou, então, uma forma de simular eclipses. Pensou em usar um balão esférico e opaco, de 40m de diâmetro, que ocultaria o Sol quando seguro por uma corda a uma altura de 200m. Faria as observações, protegendo devidamente suavista, quando o centro do Sol e o centro do balão estivessem verticalmente colocados sobre ele, num dia de céu claro. Considere as afirmações abaixo, em relação aos possíveis resultados dessa proposta, caso as observações fossem realmente feitas, sabendo-se que a distância da Terra ao Sol é de 150×106km e que o Sol tem um diâmetro de 0,75×106km, aproximadamente.

I. O balão ocultaria todo o Sol: oestudante não veria diretamente nenhuma parte do Sol.
II. O balão é pequeno demais: o estudante continuaria a ver diretamente partes do Sol.
lII. O céu ficaria escuro para o estudante, como se fosse noite.

Está correto apenas o que se afirma em
a) I
b) II
c) III
d) I e III
e) II e III

6. As coordenadas (X; Y) das extremidades A e B do objeto AB mostrado na figura são (0;0) e (0;2),respectivamente.
[pic]
O observador O, localizado em Xo = 7m sobre o eixo X, vê a imagem A'B' do objeto AB formada pelo espelho plano E da figura.

a) Quais são as coordenadas das extremidades A' e B' da imagem A'B'?

b) Quais as extremidades, X1 e X2, do intervalo dentro do qual deve se posicionar o observador O, sobre o eixo X, para ver a imagem A'B' em toda sua extensão?

7. Uma placaretangular de madeira tem dimensões 40cm x 25cm. Através de um fio que passa pelo baricentro, ela é presa ao teto de uma sala, permanecendo horizontalmente a 2,0m do assoalho e a 1,0m do teto. Bem junto ao fio, no teto, há uma lâmpada cujo filamento tem dimensões desprezíveis.
A área da sombra projetada pela placa no assoalho vale, em m2,
a) 0,90
b) 0,40
c) 0,30
d) 0,20
e) 0,10

8.Eratóstenes, um antigo sábio que trabalhou no museu de Alexandria, há mais de dois mil anos, criou um famoso método para medir a circunferência da Terra. Conta-se que ele estava lendo um pergaminho que continha histórias de viajantes e deteve-se em uma passagem em que era narrado o fato, aparentemente banal, de que "ao meio-dia do dia mais longo do ano", na cidade de Siena, próxima a Alexandria, o Sol...
tracking img