Trabalhos escolares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2623 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO MARISTA - PATOS DE MINAS
3º ANO DO ENSINO MÉDIO - 2012
Professor (a): Flávio Matias de Araujo

Gabarito: Roteiro de Filosofia – 1ª Recuperação Autônoma
_______________________________________________________________________

Questões de 01 a 08;
Referentes à unidade 5 – Filosofia política;
Capítulo 21 – Política: para quê?

Questão 01:
Qual é a relação entre poder e força?O poder supõe intrinsecamente a força não como violência, mas como capacidade de agir. A violência se faz à revelia de umas das partes, porque leva a imposição da vontade de um sobre o outro. No entanto, se o poder é visto como uma relação, as partes estão em equilíbrio: só se obedece a quem se decide obedecer, não pela violência, mas pela persuasão e autonomia.

Questão 02:
Do ponto devista da legitimidade do poder, compare as monarquias cristãs da Idade Média, a monarquia absoluta da modernidade e a dos governos liberais.

A legitimidade do pode na Idade3 média estava fundada em Deus; as monarquias absolutas da modernidade desenvolveram o conceito de direito divino dos reis. Já o liberalismo burguês, por meio das teoria contratualistas, laicizou a concepção de poder, eliminandoos fundamentos religiosos para legitimar o poder por meio da noção de contrato, o pacto entre os cidadãos.

Questão 03:
Explique por que, ao contrario do que comumente se pensa, o conflito é inerente à democracia.

O conflito é inerente à democracia porque, ao aceitar o pluralismo de ideias, as divergências podem ser expostas e discutidas, para que se tente chegar a um acordo. O que nãosignifica eliminar as diferenças, mas mantê-las vivas, desde que se consiga a cada momento decidir sobre os atos políticos. O conflito, na democracia, exclui a violência, porque se baseia na discussão.

Questão 04:
Quais são as diferenças entre autoritarismo e totalitarismo?

Ambos têm semelhanças quanto à perda da liberdade individual, censura e aparelhos de repressão. O totalitarismo, poremradicaliza na interferência do Estado em todos os setores da vida social, na propaganda massiva para incutir convicções e na ideologia doo partido, doutrinando crianças e jovens. No autoritarismo, ao contrario, não há mobilização das massas, predominando inclusive certa despolitização ou apatia política.

Questão 05:
Por que a censura é incompatível com a democracia? 

A censura éincompatível com a democracia porque esse tipo de regime se fundamenta no conceito de pluralismo, da divergência de opiniões, no direito à expressão, não sendo justo que qualquer pessoa ou organismo oficial se arvore dono de uma verdade absoluta capaz de cercear o direito de livre expressão.

Questão 06:
Leia com atenção o texto abaixo:
“O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não falae não participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro, que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia política. Não sabe o imbecil, que da ignorância política nascem a prostituta, o menor abandonado, o assaltante e o pior detodos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e bajulador das empresas nacionais e multinacionais.” Berthold Brecht.
De acordo com o texto podemos afirmar que:
A) Problemas sociais como a prostituição, a violência, o tráfico de drogas e a questão dos menores abandonados sempre existiram e sempre existirão na sociedade, pois nem todos sabem aproveitar as oportunidades.B) Somente as pessoas ilustres são analfabetos políticos.
C) A participação política das pessoas é de suma importância para a resolução dos problemas sociais.
D) O Analfabeto político, apesar de sua indiferença, é uma pessoa que se importa com os rumos da sociedade.

Questão 07:
“As instâncias do Poder, que os cidadãos acreditavam terem instalado democraticamente, estão, sob...
tracking img