Trabalhos escolares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1569 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Modelos Moleculares

Geometria linear

Geometria triangular

Geometria angular

Geometria tetraédrica

Geometria piramidal

Geometria bipiramidal

Geometria octaédrica
A geometria molecular baseia-se na forma espacial que as moléculas  assumem pelo arranjo dos átomos ligados. Assim, cada molécula apresenta uma forma geométrica característica da natureza das ligações (iônicas oucovalentes) e dos constituintes (como elétrons de valência e eletronegatividade).
Teoria da Repulsão dos Pares Eletrônicos
A teoria da repulsão dos pares eletrônicos de valência (TRPEV) aponta que os pares eletrônicos (elétrons de valência, ligantes ou não) do átomo central se comportam como nuvens eletrônicas que se repelem e, portanto, tendem a manter a maior distância possível entre si. Mas,como as forças de repulsão eletrônica não são suficientes para que a ligação entre os átomos seja desfeita, essa distância é verificada no ângulo formado entre eles.
Formas Geométricas
Teoria da repulsão dos pares eletrônicos
Baseia-se na ideia de que pares eletrônicos da camada de valência de um átomo central, estejam fazendo Ligação química ou não, se comportam como nuvens eletrônicas que serepelem, ficando com a maior distância angular possível uns dos outros. Uma nuvem eletrônica pode ser representada por uma ligação simples, dupla, tripla ou mesmo por um par de elétrons que não estão a fazer ligação química. Essa teoria funciona bem para moléculas do tipo ABx, em que A é o átomo central e B é chamado elemento ligante. De acordo com essa teoria, os pares de elétrons da camada devalência do átomo central (A) se repelem, produzindo o formato da molécula.
Assim, se houver 2 nuvens eletrônicas ao redor de um átomo central, a maior distância angular que elas podem assumir é 180 graus. No caso de três nuvens, 120 graus etc., sendo que é de extrema importância analisar se a ligação é covalente ou iônica.
A ligação H2O é polar e os átomos separados são muito eletronegativos; ageometria molecular da água é angular, pois existe uma alta repulsão eletrônica entre os dois pares de elétrons livres no oxigênio e a ligação. A fim de conhecimento, a ligação H O é extremamente eletronegativa.
A forma geométrica das moléculas é determinada pelo tipo de ligação, por exemplo, moléculas diatômicas (formada por dois átomos) têm uma geometria linear. Na verdade, a ligação que une essasmoléculas não permite outra forma, se trata da ligação covalente entre os núcleos atômicos, estes estarão sempre alinhados.

            Molécula diatômica
A imagem acima representa a ligação covalente entre dois átomos de Nitrogênio (N).

Mas se a união for entre mais de dois átomos? Aí é preciso prever a geometria da molécula através da Teoria de repulsão dos pares eletrônicos da camadade valência. Como ela funciona? Ela se baseia na ideia de que os elétrons, ao redor do átomo central de uma molécula, se comportam como nuvens eletrônicas que se repelem para se posicionarem o mais distante possível em relação aos outros átomos.

Assim, podemos ter a geometria das moléculas determinada pela posição dos átomos, veja:

Essa é uma molécula de dióxido de carbono (CO2), ela possuiuma estrutura plana, portanto dizemos que sua geometria é molecular linear.

A molécula de água (H20) retrata a estrutura angular, repare que os 2 átomos de hidrogênio se posicionam formando ângulos. Esse é um exemplo da Geometria molecular angular.

A molécula de amônia (NH3) é um exemplo da Geometria molecular trigonal, a presença dos 3 átomos de hidrogênio caracteriza o rearranjo dosátomos.

O metano (CH4) é um exemplo clássico de Geometria molecular tetraédrica, a presença dos 4 átomos de hidrogênio identifica essa classificação.
4. Geometria
molecular
Quando os átomos se unem para formar moléculas,
elas podem adquirir várias formas diferentes. É o que
chamamos geometria molecular.
Para determinarmos a geometria de uma molécula,
podemos utilizar o modelo da...
tracking img