Trabalhos em geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Remuneração
A administração de salários fundamenta-se em um sistema lógico de comparações internas e externas dos cargos e de seus respectivos salários. O primeiro passo para implantar é fazer umprograma de análise e descrição dos cargos da empresa.
A forma tradicional das organizações ordenarem e agruparem as tarefas atribuídas às pessoas que a compõem em um conjunto mais ou menos formal,constitui um fato organizacional ao qual se convencionou chamar de cargo.
As pessoas estão habituadas e até socialmente condicionadas a se apresentarem por meio do cargo que ocupam: "Eu sou Chefe deContabilidade", "Fulano é Analista de Sistemas", etc. Às vezes, o cargo é substituído por uma forma mais genérica que é a profissão: "Fulano é Contador", "Cicrano é Engenheiro",etc. Mesmo nesse caso, apessoa se apresenta ou é apresentada pela sua ocupação que, dentro das organizações, se traduz por cargo.
Dentro do sistema tradicional de remuneração, tudo está centrado no cargo. Primeiro define-seo cargo e, depois, o perfil do ocupante, mas sempre dentro dos limites do cargo. Em razão desse procedimento, a definição concentrada da real necessidade de existir o cargo e também de seu alcance,responsabilidade, autoridade, etc., é de fundamental importância.
Ainda dentro dessa linha, os requisitos (escolaridade, experiência, conhecimentos especializados, domínio de idiomas, etc.) sãovoltados para o cargo e devem estar equilibrados com as responsabilidades, complexidades, etc., deste.
Os cargos têm existência formal, com seu alcance e autoridade concentrada e reconhecida dentro daorganização, somente mediante a existência de um documento: a descrição do cargo.
A titulação adequada do cargo é importante, tanto para refletir, em poucas palavras, o alcance do cargo como também para oego do ocupante.
Uma denominação com conotação pejorativa, estranha ou longa demais, faz com que a pessoa se sinta constrangida em anunciá-la. Às vezes, temos que buscar um meio termo entre...
tracking img