Trabalhos gerais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4621 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Revista TEXTOS de la CiberSociedad - • Número 8 • Temática Variada

Inovação no contexto da sociedade do conhecimento

Por: Guillermo Antonio Dávila Calle & Edna Lucia Da Silva

Para citar este artículo: Dávila Calle, Guillermo Antonio & Da Silva, Edna Lucia, 2008, Inovação no contexto da sociedade do conhecimento, Revista TEXTOS de la CiberSociedad, 8. Temática Variada. Disponible enhttp://www.cibersociedad.net

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a inovação no contexto da sociedade atual, também chamada “sociedade do conhecimento”. Contextualiza a problemática mostrando que na sociedade do conhecimento acontecem grandes mudanças nos espaços sociais, econômicos e produtivos, tornando-se o conhecimento o principal fator de produção e interferindo diretamenteno desenvolvimento dos países. Faz uma reflexão sobre a globalização e a aceleração no desenvolvimento tecnológico, que produziram mudanças fundamentais no modo de comunicação e nos fluxos de informação, os quais passaram a ser intensificados. Analisa a importância e o posicionamento da inovação como processo criador de valor e apresenta considerações diversas a esse respeito. Conclui apresentandoas seguintes constatações: 1) há uma convergência nos autores ao definir inovação, entendida como um processo coletivo e colaborativo baseado em conhecimento. 2) a inovação tornou-se uma vantagem competitiva, sendo que na atualidade existem melhores condições para inovar devido às novas formas de disseminação de conhecimento proporcionadas pelas novas tecnologias. 3) existe uma relação diretaentre o nível das inovações e o nível do desenvolvimento de um país ou de uma organização. 4) os governos desempenham dois novos papéis: fomentar a pesquisa científica como processo criador do conhecimento e garantir a inclusão e o acesso da população às novas tecnologias.
1. INTRODUÇÃO
Na sociedade do conhecimento, o elemento diferenciador na atividade produtiva é o próprio conhecimento, sendoque as matérias primas passam a ter uma conotação secundária. Nessa sociedade produziram-se também outras grandes mudanças nos âmbitos social, econômico e produtivo. Entre elas, a mudança no modo de comunicação, derivada do surgimento da internet e das tecnologias de digitalização de documentos. A comunicação passa a ser processada de “muitos para muitos", facilitando a disseminação de informaçõese a socialização do conhecimento.

Fortes investimentos em pesquisa e desenvolvimento feitos pelas organizações e promovidos geralmente pelos governos dos países desenvolvidos, e o intercâmbio de fluxos de informação entre países além de bens e capitais, entre outros, são fatores preponderantes nessa nova sociedade. .

Todos esses fatores dão suporte e facilitam a criação de conhecimento, obem mais apreciado nesta época. A inovação é vista como uma vantagem competitiva pelas organizações e, consequentemente, investimentos em pesquisa e desenvolvimento de produtos são realizados, para se criar conhecimento, o principal insumo do processo inovativo.
O presente artigo objetiva mostrar como a inovação é entendida no contexto da sociedade do conhecimento, identificando sua relação como conhecimento, as novas tendências empresariais frente a ela, e os novos papéis que os governos têm para fomentar esse processo.
2. A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
A sociedade do conhecimento é compreendida como aquela na qual o conhecimento é o principal fator estratégico de riqueza e poder, tanto para as organizações quanto para os países. Nessa nova sociedade, a inovação tecnológica ou novoconhecimento, passa a ser um fator importante para a produtividade e para o desenvolvimento econômico dos países (DRUCKER, 1993; LEMOS, 1999; CHAPARRO, 2001; FUKS, 2003; D'AMARAL, 2003).
A sociedade de conhecimento é então posterior à sociedade industrial moderna, na qual matérias primas e o capital eram considerados como o principal fator de produção. Essa nova sociedade é impulsionada também...
tracking img