Trabalhos de pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados – Pólo Sonora
Curso Pedagogia a Distância
Disciplina de Metodologia da Pesquisa em Educação
Aluno: Juliano Vieira Itacaramby Bessa RGM: 053.9430Professora: Terezinha Bazé de Lima
Aula 01: Leitura Racional

1ª A) Num segundo momento enfatizo sobre a importância do desenvolvimento da Competência Humana. Hoje são muitos os adjetivos quetentam classificar os esforços e a experiência para a formação do profissional do futuro / presente.
Aristóteles defendeu a natureza política, sociável do ser humano. Chegou a apregoar que “quem nãopode entrar e fazer parte de uma comunidade ou quem não precisa de nada, bastando-se a si mesmo, não é parte de uma cidade, mas é ou uma fera ou um Deus”.

1ª B) O questionamento sobre o homemperseguiu a história, até encontrar em Kant sua sistematização nas clássicas questões: “O que posso saber? O que devo fazer? O que posso esperar? O que é o homem?”.
Muitas são as reflexões que apontam ohomem como um animal de ralações – de conflitos e de crises.

2ª) A respeito dos estudos comparativos sobre o funcionamento cognitivo de pessoas escolarizadas e não escolarizadas, o papel da cultura nodesenvolvimento do psiquismo é abordado da seguinte forma:
As culturas caracteristicamente criam ‘dispositivos protéticos’ que nos permitem transcender os limites biológicos ‘ brutos’, por exemplo,os limites da capacidade de memória ou os limites de nossa acurácia auditiva. Proponho a visão inversa de que é a cultura, e não a biologia, que molda a vida e a mente humanas, que dá significado àação, situando seus estados intencionais subjacentes em um sistema interpretativo (BRUNER, 1997, p.40 apud VÓVIO, 1999, p. 138-9,grifo do autor).

3ª)
SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice:osocial e o político na pós-modernidade. Porto,Portugal: Ediçoes Afrontamento, 1994.
CARDOSO, Adauto Lucio. Visões da natureza no processo de constituição do urbanismo moderno. Cadernos IPPUR/UFRJ,...
tracking img