Trabalhos da faculdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
Foram observados ao microscópio dois grupos de células: procarionte que tem como principal característica o fato de não possuir o núcleo organizado,pois não possui uma membrana envoltória do núcleo e células eucariontes que têm como principal característica o fato de terem o núcleo organizado envolto pela membrananuclear.

2. OBJETIVO
O principal objetivo dessa aula prática era de comparar os dois grupos de células.

3. MATERIAIS E MÉTODOS
a) Lâmina
b) Azulde metileno
c) Lamínula
d) Palitos do tipo “baixa-língua” usados por pediatras e farmacêuticos
Com o auxílio de um palito “baixa-língua”, foi realizada umasuave raspagem da mucosa bucal de seis alunas voluntárias. Após a raspagem depositou-se os seis materiais em respectivas lâminas as quais foram pingadas entre uma eduas gotas de azul de metileno e aguardando aproximadamente 15 minutos, para então serem observadas ao microscópio.
O mesmo método foi realizado para observar as célulasprocariontes, porém, substituindo-se a raspagem da mucosa bucal por uma gota de iogurte natural.

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Observou-se ao microscópio naslâminas contendo material biológico da mucosa bucal a presença de células que possuem o núcleo envolto pela carioteca, sendo assim, células eucariontes. E nas lâminascontendo iogurte, observou-se a presença de células desprovidas de carioteca, membrana que envolve o núcleo, sendo então, células procariontes.
Ambas foram observadas comlentes 40x.

5. CONCLUSÃO
A partir dessa experiência, foi possível identificar os diferentes tipos de célula a partir da presença ou não do envoltório nuclear.
tracking img