Trabalhos da facul

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2055 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO (FACE)

Flávia Amorim
Jaynne Veríssimo
Nayara Azevedo
Sarah Toledo
Sibelle Pinto
Suelen Sobral
Taís Zambelli

PROJETO DE CONVERGÊNCIA: TEORIA E REALIDADE DA LOGÍSTICA EM CONTEXTO DA SC

BRASÍLIA
2008
Flávia Amorim
Jaynne Veríssimo
Nayara Azevedo
Sarah ToledoSibelle Pinto
Suelen Sobral
Taís Zambelli

PROJETO DE CONVERGÊNCIA: TEORIA E REALIDADE DA LOGÍSTICA EM CONTEXTO DA SC

Trabalho apresentado ao curso de Administração da Universidade de Brasília, como parte do programa da disciplina Administração de Recursos Materiais, ministrada pelo professor Guillermo Asper.

BRASÍLIA
2008
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

O trabalho que será apresentado a seguiré o resultado de um estudo feito por alunos do curso de Administração de Empresas referente à disciplina Administração de Recursos Materiais. O estudo procura apresentar a aplicação dos estudos teóricos referentes à disciplina, na empresa BrasalRefrigerantes/Coca-Cola.
Foi analisada a estrutura logística da organização a fim de observar dois temas principais: “A logística em organizações dealimentos” e “O modelo logístico da organização face o modelo SCOR”.

DESENVOLVIMENTO

1 A ORGANIZAÇÃO

1.1 HISTÓRIA DA COCA-COLA

Esta é uma história de mais de 100 anos de constante sucesso. Tudo começou em maio de 1886, quando o farmacêutico John Styth Pemberton produziu, pela primeira vez, numa panela de cobre, no quintal de sua casa, em Atlanta, na pequena Geórgia, Estados Unidos, umconcentrado para fabricação daquele que viria a ser o mais conhecido refrigerante de todo o mundo. O Dr. Pemberton desceu a rua e entregou na Jacob’s Pharmacy a matéria-prima que, misturada à água carbonatada, foi vendida no balcão a 5 centavos de dólar.
Frank M. Robinson, sócio e contador da firma do Dr. Pemberton, sugeriu o nome para o produto e desenhou a palavra Coca-Cola na caligrafia deletras ondulantes que é famosa até hoje. Em 1886 as vendas da Coca-Cola não passaram de 13 copos diários e a produção anual do concentrado de 25 galões.
O concentrado era embalado em pequenos barris de madeira pintados de vermelho, o que tornou o vermelho a cor que identifica a Coca-Cola. No dia 31 de janeiro de 1893, a marca Coca-Cola foi registrada no escritório oficial de patentes dos EstadosUnidos. Hoje em dia, são vendidas cerca de 40 mil latinhas e garrafas de Coca-Cola por segundo nos Estados Unidos e o produto é vendido em mais de 140 países.

1.2 COCA-COLA NO BRASIL

Em 1942 foi instalada a primeira fabrica da Coca-Cola em nosso país. No Rio de Janeiro. Três anos depois nascia a primeira franquia, dada à industrial de Refrescos, do Rio Grande do Sul, para a fabricação deCoca-Cola em Porto Alegre. O contrato de fabricação permitia, àquela empresa, total exclusividade de produção e comercialização no território de sua franquia. Valendo-se de todas as técnicas de venda que já conhecia, a Coca-Cola sai às ruas do Rio com vontade de vencer. E para um produto novo, registrou em um mês de venda 1843 caixas, volume inexpressivo, mas que serviu para que se redobrassem osesforços.
De 1945 até hoje, as franquias se espalharam por todo o Brasil, existindo em nosso país, atualmente, 18 grupos de Fabricantes que operam 38 fábricas em 141 linhas de produção. Esses Fabricantes congregam-se na Associação dos Fabricantes Brasileiros de Coca-Cola, fundada em 1972.
Atualmente o Brasil ocupa a terceira posição no ranking mundial de vendas dos produtos Coca-Cola, estando atrásapenas dos Estados Unidos e do México. No Brasil o sistema Coca-Cola detém mais de 50% do mercado de refrigerantes.

1.3 HISTÓRIA DA BRASAL

Em 1989 o grupo Osório Adriano tornou-se concessionário e fabricante dos produtos Coca-Cola, através da aquisição da Brasal Refrigerantes S.A. Em 27 de outubro de 1995 foi inaugurada a nova fábrica localizada em Taguatinga Sul. Seu investimento inicial...
tracking img