Matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Comportamento Organizacional

Introdução

A importância das habilidades humanas é um assunto complexo que é exigido ser estudado, mas por falta de conhecimento poucos são os gestores que notam tamanha importância, portanto o termo mais amplamente utilizado para denominar essa disciplina é Comportamento Organizacional.
O Comportamento Organizacional é um estudo sobre o comportamento doindividuo, grupo e a estrutura, com a finalidade de utilizar esse conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.
Podemos dizer que o C.O se ocupa do estudo sobre o comportamento do individuo, pois cada indivíduo diferente do outro, possui uma visão sistêmica, levando em consideração que a sua percepção o fará ter uma interpretação única e individual.
Diferente do senso comum que é formadode um primeiro impacto superficial, o Comportamento Organizacional é utilizado com a finalidade de notar não somente os dados tangíveis , mais do que isso, entender os lideres e pessoas que fazem parte de uma organização com o intuito de explicitar normas, políticas, missão, visão, valores e princípios organizacionais que são representados por fatores intangíveis.
Com esse estudo é possívelprever, explicar, compreender e intervir na dinâmica organizacional, promovendo a melhoria e eficácia organizacional dentro de uma perspectiva de qualidade de vida e satisfação do indivíduo no trabalho.
Nesse trabalho acadêmico encontramos quais são os fatores principais como enfatizar a produtividade, o absenteísmo, a rotatividade e a satisfação no trabalho, enfim identificar os fatores queinfluenciam a eficiência e eficácia dos indivíduos dos grupos e da organização como um todo.
CAPÍTULO 1
1 - COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
1.1 Definições de Comportamento Organizacional
Comportamento organizacional consiste no estudo dos comportamentos dos indivíduos e dos grupos nas organizações, bem como a estrutura e o comportamento das mesmas.
1.2 Finalidade
“OComportamento Organizacional é o campo de estudo orientado no sentido do desenvolvimento de uma melhor compreensão do comportamento e do uso de tal conhecimento para auxiliar as pessoas a serem mais produtivas e a sentirem-se mais satisfeitas no contexto de uma organização” [Mitchell e Lanson].
1.3 Comparação das definições sobre o Comportamento Organizacional
Daniel Goleman defende que o comportamentoorganizacional está relacionado a Inteligência emocial, que consiste na habilidade de motivar a sí mesmo e persistir mediante a frustações, canalizar emoções, motivar pessoas, etc.
Daniel Golemam mapea a Inteligência Emocional em cinco áreas de habilidades:
1. Auto Conhecimento Emocional – Reconhecer um sentimento enquanto ocorre;
2. Controle Emocional – Habilidade de lidar com seus própriossentimentos, adequando-os para a situação;
3. Auto-motivação - dirigir emoções a serviço de um objetivo é essencial para manter-se caminhando sempre em busca.
4. Reconhecimento de emoções em outras pessoas;
5. Habilidade em relacionamentos interpessoais.
Howard Gardner defende a teoria das Inteligências Múltiplas que se baseam em três propósitos básicos:
A primeira define que as pessoas não sãoiguais – Não possuem mentes iguais.
A segunda é uma decorrência da primeira: o processo de educação funciona com mais eficácia se as diferenças forem levadas em consideração e não ignoradas.
A terceira diz que, no nivel teórico, não é possível tratar as pessoas baseado numa dimensão única de inteligência.
Conforme Gardner o conceito de inteligência defini-se como “ a habilidade de resolverproblemas ou criar produtos que são valorizados em um ou mais contextos culturais”
Passando por aproximadamente duas décadas Gardner chegou a um conceito mais refinado: “ a inteligência como um potencial biopsicológico de processar informações que podem ser ativadas para resolver problemas ou criar produtos considerados de valor em uma determinada cultura”
Gardner definiu, na fase inicial, sete...
tracking img