Trabalhos academicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões página 39.
1- Levando em conta as discursões do capítulo introdutório, quais são as dificuldades de se fazer a historia das sociedades primitivas?
R: É muito difícil dar as características desse tipo de sociedade. Primeiro porque, por mais que façamos generalizações, há muitas diferenças entre tais sociedades, e depois porque, com frequência, corremos o risco de etnocentrismo, ouseja, a tentação de avaliá-las segundo padrões da nossa cultura.

2- Em que sentido dizemos que a tribo constitui uma sociedade sem classes?
R: As sociedades tribais pelo que lhes faltam impede compreender melhor a sua realidade e, em muitos casos, até tem justificado a atitude paternalista e missionária de “levar o progresso, a cultura e a verdadeira fé “ao povo “atrasado“ . Uma abordagemmais adequada, no entanto, consideraria esses povos diferentes de nós, e não inferiores.

3- De que tipo é o poder exercido pelo chefe e pelo feiticeiro?
R: - O chefe é o porta voz do desejo da comunidade como um todo e, nesse sentido, não dá ordens, mesmo porque sabe que ninguém lhe obedecerá. É sua tarefa apaziguar os indivíduos ou famílias em conflito, apelando para o bom senso, para osbons sentimentos e para as tradições dos ancestrais.
- O Feiticeiro abrange todo o saber da tribo, se destaca detendo um conhecimento mais amplo ou especial, o que no entanto, não resulta em privilégios, mas apenas em prestigio.

4- Explique a natureza da educação tribal usando os seguintes conceitos: mítica, espontânea, difusa e integral.
R: Nas comunidades tribais as crianças aprendemimitando os gestos dos alunos nas atividades diárias e nos rituais. Tanto nas tribos nômades como aquelas que já se sedentarizaram, para se ocupar com a caça, a pesca, o pastoreiro ou a agricultura, as crianças aprendem “ para a vida e por meio da vida “, sem que ninguém esteja especialmente destinado para a tarefa de ensinar. A cuidadosa adaptação aos usos e valores da tribo geralmente é levada aefeito sem castigos. Os adultos demonstram muita paciência com os enganos infantis e respeitam o seu ritmo próprio. Por meio dessa educação difusa, de que todos participam, a criança toma conhecimento dos mitos dos ancestrais, desenvolve aguda percepção do mundo e aperfeiçoa suas habilidades. A formação é integral – abrange todo o saber da tribo – e universal, porque todos podem ter acesso ao sabere ao fazer apropriados pela comunidade.
5- Em que circunstancia surge a necessidade da educação formal, ou seja, da escola?
R: À medida que as atividades se tornaram mais complexas. As transformações técnicas e o aparecimento das cidades em decorrência da produção excedente e da comercialização alteraram as relações humanas e o modo de sua sociabilidade, as terras de uso comum passaram a seradministradas pelo estado, instituição criada para legitimar o novo regime de propriedade, a mulher que na tribo desempenhava destacava o papel social, ficou restrita ao lar, submetida a rigoroso controle da fidelidade, a fim de se garantir a herança apena para os filhos legítimos. Finalmente o saber, antes aberto a todos, tornou-se patrimônio e privilegio da classe dominante. Surgindo anecessidade da escola, para que apenas alguns iniciados tivessem acesso ao conhecimento.

Questões página 55.

2- “ A dificuldade de traçar esses caracteres e a complexidade do sistema cuneiforme, cujos sinais transcreve sob forma silábica ( e não alfabética ), concomitantemente os sons, ideias e prefixos, sufixos e infixos de uma língua aglutinante, ou seja, sem flexões ), tornam penosa e lenta aformação do escriba, mas fazem dele uma elite no Estado”( Paulo Petit ). A partir da citação responda:
A- A que civilização antiga o texto se refere?
R: Mesopotâmia

B- A importância da escriba tinha igual peso em outras civilizações antigas. Explique quais eram os aspectos religiosos e práticos de possuir o domínio da escrita.
R: Dominando a escrita a escriba passaram a imagem de...
tracking img