Teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2855 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação á distância
Curso Superior de administração

ATIVIDADE AVALIATIVA DESAFIO DE APRENDIZAGEM
Disciplina: Teoria da Contabilidade
Profº EAD – Leide Diana de Souza Oliveira

Acadêmicos: RA
Francinete Noleto Pinto 368751
Erinalda Maria Silva de Oliveira383214
Fausto de Souza Pinto 354376
Joselma Oliveira Lima 369966
Rosa Divina Campelo Moraes 370040

Araguaína Novembro 2012
1-A ORIGEM DA CONTABILIDADEAlguns teóricos afirmam que a teoria da contabilidade existe desde, pelo menos, 4.000 anos antes de Cristo, outros falam em 6.000 antes de Cristo. Mesmo sem moeda, escrita ou número a contabilidade, como inventário, já existia, evidenciando que ela é tão antiga quanto a existência do homem em atividade econômica.
Esta pode ser chamada de fase empírica da Contabilidade, em que seutilizavam desenhos, figuras, imagens para identificar o patrimônio existente. A contabilidade, mesmo que rudimentar, sem a invenção da escrita, e, dentro dela, da habilidade de contar, ou seja, antes das primeiras manifestações da capacidade de matemática do ser humano.
2- OS PRIMEIROS SINAIS QUE EVIDENCIARAM A EXISTÊNCIA DA CONTABILIDADE NA ANTIGUIDADE
No início da civilização a funçãoda Contabilidade era avaliar a riqueza do homem. Avaliar o acréscimo e o decréscimo dessa riqueza.
O homem começou a se questionar quanto ao crescimento do seu rebanho. O homem já era ambicioso e queria acompanhar o crescimento do seu rebanho, e começou a usar pedrinhas que correspondia cada uma a uma ovelha do rebanho, o que se chamaria hoje de inventário. Depois de separar umapedrinha para cada ovelha, o homem guardava as pedrinhas, que representava a sua riqueza naquele momento, quando nascia ovelhas eram acrescentado as pedrinhas e quando morria as pedrinhas eram retiradas, e a cada inverno era feita a recontagem das pedrinhas, onde havendo aumento de pedrinhas constatava-se o aumento do rebanho e diminuindo as pedrinhas constatava-se a diminuição do rebanho.
Umdos livros da bíblia, o livro de Jó, também mostra que mesmo tendo conhecimento da escrita, Jó tinha um controle do seu patrimônio pessoal e que a Contabilidade já existia.
3- A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE DESDE OS PRIMEIROS REGISTROS ATÉ AS PARTIDAS DOBRADAS
A evolução da contabilidade aconteceu de uma forma muito lenta. Somente em torno do século XV com presença relevante no séculoXIII, é que a Contabilidade atingiu um nível de desenvolvimento notório, sendo chamado de fase lógico-racional, ou até mesmo, de fase pré-científica, da Contabilidade. No Brasil, até a década de l970, essa expressão desapareceu e os contabilistas passaram a ser valorizados.
Em torno do século XIV a XVI, alguns acontecimentos no mundo das artes, na economia, nas nações deram um impulsoespetacular nas Ciências Contábeis, sobretudo na Itália. Nesse período Copérnico, Galileu e Newton, revolucionaram a visão da humanidade, aperfeiçoando a imprensa por Gutenberg (já referido) Colombo iniciando as grandes descobertas, o mercantilismo, o surgimento da burguesia , o protestantismo, a descoberta de diversos campos do conhecimento etc.
Todavia, a principal marca deste períodofoi à primeira literatura contábil relevante, feita por Frei Luca Pacioli, em 1494, que consolidou o método das partidas dobradas, expressando a Cause (efeito do fenômeno patrimonial com os termos “débito” e crédito”).
A obra de Pacioli pode ser considerada o início do pensamento científico da Contabilidade.
1-QUAL O OBJETIVO DA CONTABILIDADE?
O objetivo da contabilidade é o...
tracking img