Modelo de resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
REGRAS DE FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

A proposta é que você vá formatando seu trabalho enquanto vai lendo este tutorial. Algumas regras podem ser aplicadas no final, mas outras já precisam ser selecionadas no seu editor de textos (Word, Pages e similares) antes de começar a escrever, porque se você deixar para depois, seu trabalho e seu tempo dedicados na formatação vai ser muito maior.1. Tamanho do papel
A4 (210 X 297 milímetros).

2. Numeração
Em algarismos romanos colocados da contracapa até o restante do trabalho.
Vale lembrar que a capa e/ou a folha de rosto NÃO numeração.

3. Margens
A ABNT determina que a marginação de um trabalho científico seja realizada da seguinte forma:
Margens direita e inferior de dois (2) centímetros
Margens superior e esquerdade três (3) centímetros.
A preocupação com a formatação da margem é puramente visual e estética, como aliás a maioria das regras de formatação.

4. Fonte
A fonte é o tipo de letra a ser usada na escrita do texto do trabalho e a proposta é que seja de fácil leitura e que não canse a vista; afinal, o destaque é o conteúdo do texto. Não existe nenhuma diretriz imposta pela ABNT no que se refereao tipo de fonte, mas a maioria das universidades solicita que seus trabalhos, monografias e artigos sejam entregues em dois tipos: a arial e a times new Roman tamanho 12, conforme convenção. Isto somente não ocorre nas citações diretas (falaremos das citações mais abaixo) e notas de rodapé, em que a letra deverá estar em 10p.

5. Espaçamento e formato dos parágrafos
Espaçamento é de 1,5linhas para cada linha de texto,
Alinhamento justificado
Recuo de 1,25cm.
Títulos: tamanho 14 – Caixa Alta - negrito
Subtítulos: tamanho 12 - negrito

6. Títulos
Os títulos das divisões principais ou seções primárias devem ser digitados em letras maiúsculas e negrito (ex.:1. INTRODUÇÃO), centralizados, numerados em arábico, sem pontuação, iniciando-se o texto após dois espaços.O mesmo seaplica ao Resumo e ao Abstract, exceto pela numeração.
Os títulos das seções secundárias (1.1) e terciárias (1.1.1) devem ser digitados em negrito, com letras maiúsculas apenas nas iniciais para as primeiras (1.1 Seção Secundária) e apenas na primeira palavra para as segundas (1.1.1Seção terciária). Não há necessidade de usar espaçamentos diferenciados entre essas seções (subtítulos), devendo-seapenas usar pelo menos um espaço entre o final de um parágrafo de texto e o início de uma nova seção (como utilizado neste documento).Os títulos de seção principal, ou seja, os títulos que levam apenas um número, devem começar em uma folha, não pode haver texto acima deles.
Exemplo:
1 TÍTULO
1.1 Subtítulo
1.1.1 Seção terciária
1.1.1.1 Seção quaternária
1.1.1.1.1 Seção quinária7. Citações

A NBR 10520 (2002) define como citação a menção de uma informação extraída de outra fonte que pode ser colocada no texto ou em nota de rodapé, podendo ser direta, indireta ou ainda citação de citação.
Nas três formas de citações, quando o sobrenome do autor (ou instituição autora, ou ainda título) estiver incluído nas sentenças do texto deve ser digitado somente com a primeiraletra maiúscula e as demais minúsculas. No entanto, quando estiver dentro de parênteses, deve ser em letras maiúsculas.

7.1 Citação direta
A citação direta consiste na transcrição literal de uma parte do texto que está sendo consultada. A apresentação gráfica delas depende do tamanho da transcrição:
7.1.1 as citações diretas curtas são aquelas transcrições de até três linhas colocadas notexto e identificadas entre aspas duplas. O uso de aspas simples é permitido para indicar citação no interior da citação;
Exemplo 1:
Roesch (2007, p. 22), ao analisar o estágio supervisionado em administração, afirma que o mesmo “[...] implica uma proposta de mudança baseada nos conhecimentos e habilidades desenvolvidos [...]” ao longo do curso.
Exemplo 2:
O desenvolvimento de uma pesquisa...
tracking img