Trabalhos academicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
. Etnologia representa a consciência de um grupo de pessoas que se diferencia dos outros. Esta diferenciação ocorre em função de aspectos culturais, históricos, linguísticos, raciais,artísticos e religiosos.
A etnia não é um conceito fixo, podendo mudar com o passar do tempo. O aumento populacional e o contato de um povo com outros (miscigenação cultural) podeprovocar mudanças numa determinada etnia.
. A etnografia é um processo guiado pelo senso questionador do etnógrafo. Deste modo, a utilização de técnicas e procedimentos etnográficos, não seguepadrões rígidos ou pré-determinados, mas sim, o senso que o etnógrafo desenvolve a partir do trabalho de campo no contexto social da pesquisa.
Estas técnicas, muitas vezes, têm que serformuladas ou criadas para atenderem à realidade do trabalho de campo. Nesta perspectiva, o processo de pesquisa será determinado explícita ou implicitamente pelas questões propostas pelopesquisador.
. Eurocentrismo é uma ideia que coloca os interesses e a cultura europeia como sendo as mais importantes e avançadas do mundo. Este conceito foi muito utilizado no períododas Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos.
O eurocentrismo é um conceito que não é mais aplicado, pois atualmente sabe-se que não há uma cultura superior à outra, elas são apenasdiferentes e devem ser respeitadas como tal.
. Etnocentrismo é um conceito antropológico, que ocorre quando um determinado individuo ou grupo de pessoas, que têm os mesmos hábitos ecaráter social, discrimina outro julgando- se melhor, seja pela sua condição social, pelos diferentes hábitos ou manias, ou até mesmo por uma diferente forma de se vestir. Uma formapreconceituosa, feita a partir de um ponto de vista específico. Do ponto de vista intelectual, etnocentrismo é a dificuldade de pensar a diferença, de ver o mundo com os olhos dos outros.
tracking img