Trabalhos academicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1575 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Paraíba

Secretaria Escolar – Turma A

Professor: Walberto Barbosa

SOCIOLOGIA E A SOCIEDADE

Monteiro, 04 de Junho de 2010.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia

Secretaria Escolar – Turma A

Professor: Walberto Barbosa

SOCIOLOGIA E A SOCIEDADE

Trabalho apresentado àdisciplina Sociologia, sob orientação do prof. Walberto Barbosa, como requisito parcial à conclusão da mesma.

são paulo, 04 de Junho de 2010.

Sumário

Introdução 1
A Sociedade Ideal 2
O Desenvolvimento da Sociologia 5
Conclusão 6
Referências 7

Introdução

A Sociologia é definida como o estudo de uma área especial da sociedade, é uma espécie de campo de estudo especial dasciências sociais. Há estudos das cidades e famílias, das relações raciais e étnicas e, naturalmente dos estilos de pensamentos.

Foi reconhecida como campo de conhecimentos explorável pelo procedimento científico: como nas demais ciências, estabeleceu-se uma comunicação permanente entre pesquisadores; permitindo um grande número de princípios e informações de modo que submetesses as teorias acomparação, questionamento e revisão.

Enquanto ciências da sociedade, a Sociologia é fonte de estudos de filósofos, historiadores e economista, que entre os séculos XIV e XXIII, foram nossos precursores. Os três maiores teóricos da Sociologia, que aprimoraram a ciências e deram a ela uma base e um método, ainda que de linhas diferenciadas, foram Emile Durkheim, Max Weber e Karl Marx –(1818-1883). Em 1887, após muitos impedimentos, a sociologia foi elevada oficialmente a categoria de ciências a que os maiores teóricos da sociologia foram Durkheim, Max Weber e Karl Marx.

Assim sendo, pretendemos tratar neste trabalho da questão da sociologia e ciência que estuda a civilização humana em seus aspectos individuais e coletivos, de modo a contribuir para compreender os conflitos queabalam uma sociedade.

A Sociedade Ideal

Em que, quando, onde e porque a sociedade pode inviabilizar a felicidade do individuo?

Então o que é uma sociedade. É uma reunião, um agrupamento de seres que vivem em estado comunitário, em certa faixa de espaço e tempo, seguindo normas comuns, escritas e culturais, unidas pelo sentimento de consciência de grupo e assim mantendo-se porvontade própria.

Podemos dizer que a sociedade, então é um corpo organizado por indivíduos que seguem leis, moral e cultural em todos os níveis de vida social e comum, num sistema econômico de produção, distribuição e consumo, sobre um dado regime político e jurídico válido para todos, independentemente de suas diferenças biológicas (cor, tamanho e etc), emocionais (carências, afetividade),psíquicas com comportamento, reações intelectuais sabedoria, conhecimentos, criatividades e espirituais como crenças, fé e sentido de vida.

Para que haja uma sociedade, há o pressuposto da aceitação das regras de convívio extensivas á grande maioria dos indivíduos e também a tolerância e o reconhecimento de que eles são diferentes e têm o direito de ser assim. Uma sociedade é o conjunto de seusindivíduos com seus valores, suas atitudes seu comportamento das diversas atividades por eles desenvolvidas.

Explicar um fenômeno social supõe sempre que se dê conta das ações individuais que o compõem. Mas que é “dar conta” de uma ação? Pode-se continuar seguindo Weber nesse ponto. Dar conta de uma ação, diz ele, é “compreendê-la” (Verstehen). O que significa que osociólogo deve poder ser capaz de colocar-se no lugar dos agentes por quem ele se interessa.

BOUDON, R. e BOURRICAUD, F. Dicionário critico de sociologia.

São Paulo: Ática, 1993. P.4.

As sociedades são as somas de inúmeras comunidades nela existente, as das famílias que integram e dos indivíduos que a compõem. Podemos observar que o...
tracking img