Trabalhos'

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (367 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Relevo 

O relevo do Estado do Rio de Janeiro é muito variado, desse modo apresenta entre outros, escarpas elevadas, mares de morros, colinas e vales, rochas diversificadas, além de uma extensaárea de planalto que ocorre em todo oeste do território. 

O ponto mais elevado do Estado é o Pico das Agulhas Negras com 2.787 metros de altura na Serra Mantiqueira. 

No Estado é possível encontrarduas unidades de relevo, denominada de baixada Fluminense e o planalto Fluminense, a primeira ocupa quase a metade do território estadual e a segunda se estabelece no interior do mesmo. 

Vegetação Diante da ocupação passada, realizada no Estado do Rio de Janeiro para o desenvolvimento da pecuária, existe atualmente somente cerca de 9% de toda vegetação original, as áreas remanescentes estãodispersas em lugares de difícil acesso. Basicamente são identificadas três variações vegetativas, no litoral e entorno o mangue e floresta Atlântica, no interior a floresta Tropical. 

No Estadoocorrem as florestas do tipo Ombrófila, vegetação costeira (manguezais, restinga, praia), campos de altitude e campos de planície, embora essas características tenham perdido grande parte de suasreservas. 

Hidrografia 

O principal rio do Estado é o Paraíba do Sul que percorre o território em grande extensão, além dos rios Macaé, Muriaé, Piraí e Grande. 

O rio Paraíba do Sul nasce no Estadode São Paulo e deságua no Oceano Atlântico, esse importante manancial tem como afluentes os rios Piabinha, Piraí e Paraibuna, isso na margem direita e Pomba e Muriaé na margem esquerda.-------------------------------------------------

Ciclo do ouro .
No final do século XVII, os bandeirantes paulistas encontraram pedras preciosas na região deMinas Gerais, dando início ao ciclo do ouro.
Coma mineração, as atenções da Coroa Portuguesa se voltaram para a região Sudeste, tendo em vista que as plantações de cana-de-açúcar no Nordeste estavam em plena decadência. Ocorreu um grande...
tracking img