Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1067 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
As ações do governo destinadas a arrecadações de impostos, diminuição de seus gastos, monitorando é influenciando a economia do país é uma atitude de política fiscal.

A economia do país pode variar, ocorrendo aumento ou queda no nível de atividades. O governo tem total influencia, podendo estimulá-la, se o objetivo é aumento no nível de atividade o governo age cortando impostos e/ou elevandogastos, quanto maiores os impostos, menor será a renda disponível e portanto o consumo. Se o objetivo for queda no nível de atividade a estratégia usada é o inverso havendo aumento de impostos e/ou elevação dos gastos.

Os impactos nas empresas são diversificados, se houver uma diminuição da demanda, as empresas reduzem a produção e seus quadros de funcionários, e por conseqüência há um aumenta odesemprego no país. Havendo um aumento da demanda poderá ocorrer escassez, onde os estoques desaparecem e os preços sobem superando a capacidade produtiva da economia.

Em setembro desse ano o governo anunciou aumento de 30 pontos percentuais no IPI (Imposto de Produtos Industrializados) de carros e caminhões com a intenção de atingir principalmente veículos importados efavorecer a venda de produtos nacionais. As indústrias nacionais serão beneficiadas ficarão livres do aumento de impostos, e as fabricas que produzem até 65% dos produtos nacionais. (Do UOL Economia, em São Paulo)

Com o aumento do IPI as empresa de produtos importados sofrem um grande impacto, diminuído a procura e vendadas de seu produtos, porém as grandes beneficiária serão empresas de produtosnacionais que por conseqüência aumenta sua demanda.

O governo age na política monetária do país sobre a quantidade de moeda em circulação, o credito, taxas de juros, controle da liquidez global do sistema econômico. Sendo que o objetivo principal do governo é o controle da economia visando defender o poder de compra da moeda.

Um das formas que a política monetária por intermédio do governoage no país é aumentando ou diminuindo a quantidade de dinheiro em circulação. Com o aumento da quantidade de dinheiro aquece a demanda e incentiva o crescimento econômico do país. Com diminuição da quantidade de dinheiro em circulação, desaquece a economia mantendo estável e evita o aumento dos preços.

Objetivo principal do governo é o controle da economia visando defender o poder de compra damoeda. Existe também a preocupação com os juros, e de manter os níveis de inflação em baixa, possibilitando a estabilidade da economia e o desenvolvimento do país.

Segundo Ullisses Campbell (2011, p, 14) Cita: “A atual Presidente do Brasil Dilma Rousseff, convocou empresários e sociedade Civil, para erguer uma estrutura de proteção ao país. O objetivo é o corte na taxabásica de juro (Selic) taxa básica utilizada como referência pela política monetária, acredita-se com o corte da taxa irá proteger o Brasil da crise econômica que assombra o mundo, e trazer crescimento mais robusto ao Produto Interno Bruto (PIB). De acordo com a presidente, quanto mais à deflação ameaça a economia do internacional e a situação financeira mundial se agrava,“ mas vamos aproveitar paralevar as condições monetárias do nosso país ao nível que a conjuntura internacional permitir”.

A taxa de cambio é outro problema que vem afetando diretamente a economia brasileira, com suas diversas variações.

O impacto do cambio interfere tanto na importação como na exportação. Quando a moeda diminui a taxa cambial fica mais barata em relações as outras moedas, é gera tanto benefícios comoprejuízos para o país. Com a queda pode propiciar-se a exportação, com a moeda mais barata os preços ficam mais atrativos para o mercado internacional. Com a elevação da taxa há uma queda nas importações, podendo faltar mercadorias para a população, e se o Estado é completamente dependente das importações pode gerar inflação.

Atualmente vivenciamos o sobe e desce do dólar....
tracking img