Cadeia produtiva do leite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A cadeia produtiva do leite não é tão simples quanto representa. Vai desde a produção do leite, com o uso insumos e tecnologia, passando pelas usinas de beneficiamento, pelas prateleirasdos supermercados, até o consumidor final.
A primeira fase engloba todo o processo de tratamento do gado leiteiro, envolvendo fornecedores de insumos agrícolas, máquinas, equipamentos,pastagem e rações especiais para a produção de leite, a medicina veterinária e a mão de obra especializada.
A segunda fase é a produção do leite, que pode ser realizada por grandesprodutores especializados, que utilizam de alta tecnologia para aumentar a produção do leite. E também por pequenos produtores, que podem vender o leite para as usinas ou cooperativas ou tambémpodem vender direto para o consumidor final, sem passar pelas próximas etapas da cadeia do leite. Os produtores armazenam o leite e transportam até as usinas.
As usinas ou cooperativasrecebem o leite dos produtores e beneficiam o produto. Nesta fase, o leite é esterilizado quando usado para a produção de produtos UHT (leite longa vida) ou pasteurizado, quando utilizado naprodução de derivados do leite, como queijos e iogurtes. As usinas também são responsáveis por embalar o produto final, armazená-lo e entregá-lo ao mercado atacadista.
A última etapa é avenda para o mercado varejista, como supermercados, padarias e mercearias.
Ao comprar uma caixa de leite no mercado, poucos sabem de todo o trajeto e quantas pessoas estão envolvidas naprodução daquela caixinha leite.
Em todas as fases, estão envolvidos profissionais altamente qualificados e sistemas de tecnologia que permitem o controle e auxiliam nas tomadas dedecisão. Se ocorrer uma falha, atraso ou falta de matéria prima em uma das fases, todas as outras estarão comprometidas, pois se um elo da cadeia quebrar, deixaremos de ter o produto final.
tracking img