Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
APRESENTAÇÃO

Ao longo dos anos nem todos estavam preocupados com os danos causados pelo excesso de emissão de resíduos na natureza. Atualmente esse cenário mudou a crescente conscientização ecológica não é vista somente nas pessoas, está diretamente ligada à grandes empresas.
A competitividade e a cobrança por produtos ambientalmente corretos estão levando as empresas a investirmuito dinheiro em produtos e serviços que ajudem na preservação do meio ambiente, buscando qualidade e baixo custo na produção do produto e obtenção da matéria prima.
O presente estudo foi sobre a reciclagem do pneu, já que o Brasil se encontra em segundo lugar no ranking mundial de recauchutagem de pneu, mostrando que, a reciclagem vai fazer com que os pneus encontrados em aterros sanitários sejamreaproveitados, melhorando a qualidade de vida no planeta para as gerações futuras.
Na época em que vivemos onde a sociedade se mostra preocupada com a preservação do meio ambiente, é oportuno para as grandes empresas investirem nos programas de reciclagem.
O trabalho mostrou a reciclagem como vantagem competitiva em grandes empresas, e o impacto para o desenvolvimento sustentável, mostrandoque a preocupação com a responsabilidade social e ambiental é compartilhada de maneira universal.






1. DEFINIÇÃO DOPROBLEMA OU OPORTUNIDADE

1.1 Caracterização da Organização e seu Ambiente

Desde o dia 1° de Janeiro de 2002, entrou em vigor a lei- Portaria 258/1999 do Conama; que tornou obrigatória a reciclagem de pneus. Empresas de todo o mundo (Tanto empresas importadoras quantoas fabricantes) passaram a ser obrigadas a coletar e dar destinação final, ambientalmente adequada a todos os pneus existentes em território nacional. Hoje são descartados no Brasil cerca de 17 milhões de pneus por ano, enquanto a reciclagem e o reaproveitamento dos pneus corresponde a cerca de 63 mil toneladas por ano. (CONAMA, 2009)
Enquanto nos anos 90, 0,5% do lixo urbano brasileiro era depneus velhos e fora de uso, hoje o país tem uma melhoria significativa na reciclagem de pneumáticos.
Com um investimento de vinte milhões em programas específicos para o recolhimento de pneus inservíveis e todo o território nacional, o Brasil está ganhando mais espaço no mercado de pneumáticos, gerando novos empregos e ajudando o meio ambiente.

1.1.2 CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE  ANÁLISE SWOTForças
 A simples coleta, trituração e transporte, tornam o custo da reciclagem baixo;
 A reciclagem é considerada ambientalmente correta;
 Reciclar economiza energia (para cada meio quilo de borracha feita de materiais reciclados são economizados cerca de 75% de energia); e
 No âmbito social, a reciclagem tem gerado muitos postos e trabalho e rendimento para as classes mais pobres.Fraquezas
 A dispersão da coleta falta de política de recolhimento em todo território é uma barreira;
 Excesso de projetos conduzidos ao mesmo tempo consumindo recursos escassos;
 Capacidade limitada de produção; e
 Pouco investimento em Marketing falta de interesse Comercial.

Oportunidades
 Serviço inovador com possibilidade de expansão;
 Investimento na Engenharia para desenvolvimentode novos métodos de reciclagem ou para reduzir o tempo médio do processo;
 Empresas cada vez mais preocupadas com o meio ambiente buscando o serviço; e
 Produtos de borracha reciclada de pneu são apreciados também fora do Brasil, incentivando a exportação.

Ameaça
 Concorrência de produtos novos com fama no mercado;
 Guerra de preços com o produto novo;
 Falta de conhecimento dosclientes quanto à qualidade do produto reciclado; e
 Falta de incentivo do governo através de legislações competentes e linhas de crédito específicas.
1.2 OBJETIVOS

1.2.1 Objetivo Geral

 Demonstrar, através de um estudo bibliográfico, a vantagem da reciclagem da borracha na economia atual, enumerando diferentes métodos de reciclagem e incentivando a sociedade a implementar uma produção...
tracking img