Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (608 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE SEGURANÇA NO
SETOR DE CARGA E DESCARGA

O ambiente de trabalho pode gerar condições de riscos, como o ruído excessivo, as altas temperaturas etc. Entretanto em diversastransportadoras há também possibilidade de riscos à saúde dos trabalhadores no manuseio de produtos, pois pode se tratar de algum produto químico ou ainda ter excesso de peso.
O transporte manual decargas ainda é freqüente em diversas profissões e é um dos principais problemas em transportadoras, que em sua maioria manuseiam e movimentam cargas pesadas é a dor lombar, originando problemascrônicos e agudos que prejudicam a sua saúde e a eficiência do trabalho.
Várias medidas deverão ser implementadas pelos empregadores por forma a cumprir as suas obrigações, tendo sempre em consideração queestas devem ser adaptadas aos riscos próprios da atividade, nos que agora os retém e nos das atividades de carga e decarga de veículos de transportes de mercadorias, particularmente, quanto àsquestões do tempo de trabalho, da segurança coletiva do ambiente e das condições de saúde dos trabalhadores.
Neste estudo, realiza-se uma análise de riscos das condições de trabalho dos profissionais nosetor de carga e descarga de uma transportadora de mercadorias diversas. Baseando-se nas normas regulamentadoras vigentes no país e em metodologia específica para cada risco inerente ao trabalho. Combase, também, em estudos nos ramos da detecção dos riscos ambientais que investigam as relações entre as condições de trabalho e os riscos à saúde do profissional no setor de transporte, foramselecionadas algumas variáveis que estão relacionadas com esse tipo de ocupação.
Da mesma forma que no caso de levantamento de cargas, durante o transporte manual de cargas, a coluna vertebral deve ser mantida,o máximo possível, na vertical. Deve-se também evitar pesos muito distantes do corpo ou cargas assimétricas, que tendem a provocar momento, exigindo um esforço adicional da musculatura dorsal...
tracking img