Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4441 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhembi Morumbi

Trabalho interdisciplinar













DIREITO BÁSICO DO CONSUMIDOR: INFORMAÇÃO X EMBALAGENS
A UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO NAS EMBALAGENS COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING













Curso: Marketing
Semestre: 2° - 2012
Turma: XXX

Grupo:
Beatriz Neres
Felipe Oliviero R.A. 20173883
Mariana Vieira R.A. 20155941
Micaela Lima
RenataFerrari R.A. 20170366




Sumário



1. Introdução 
1.1. Resumo do tema
1.2. Abstract


2. Breve história do Código de Defesa do Consumidor (C.D.C. )

3. Impacto das embalagens nos consumidores
3.1. Conceito de embalagens 
3.2. A importância do marketing 
3.3. Comportamento do consumidor 
3.4. Definição de informação
3.4.1. Processo de informações 

4. Como oconsumidor deve agir diante dos vícios 

5. Conclusão

6. Bibliografia


























1. Introdução
O objetivo deste trabalho é mostrar a necessidade e obrigação de expressar todas as informações e advertências dos produtos em suas respectivas embalagens, de acordo com o previsto no Código Brasileiro de Defesa do Consumidor, bem como tratar de estratégias demarketing agregando valor ao produto e auxiliando o consumidor no momento da compra.


1.1. Resumo
Em março de 1991 entrou em vigor a Lei n 8.078/90, que é mais conhecida como Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Com essa lei, muita coisa mudou, como por exemplo, as informações necessárias que deve conter em uma embalagem.

Cada vez mais, as embalagens vêm sendo consideradas o maior veículode venda, construção da marca e identidade do produto. E com isso, surge então a necessidade de utilizar as informações nas embalagens como proposto pelo CDC, contudo, os profissionais de marketing, utilizam-se das mesmas para criar estratégias de marketing visando sempre aumentar a comercialização do produto para desse modo, aumentar o lucro da empresa.

Através do conjunto de informações quese encontram nas embalagens, podemos garantir, além de tudo, a segurança que o consumidor precisa para adquirir determinado produto ou serviço.


1.2. Abstract (DEVE CONTER NO MÍNIMO 200 PALAVRAS!)
The main idea of this research is to show the need and obligation to manifest all information and warnings of their product packaging in accordance with the provisions of CDC ( Brazilianlegislation), and work with marketing strategies to deal with adding value to the product and assisting the consumer when buying.


2. Breve história do CDC

(REFAZER)Antigamente, a aquisição de mercadorias se dava pela prática do escambo, ou seja, uma das partes entregava bens ou prestava serviços e recebia em troca algum bem ou a prestação de algum serviço.

Desta forma, nasceram as relações deconsumo.

Com o passar dos anos, a evolução fez com que essas relações de consumo fossem tomando formas diferentes e desde então, passou-se a observar que as relações havidas entre fornecedor e consumidor eram dotadas de um desequilíbrio que foi se acentuando ao longo do tempo.

No início da década de 90 o Brasil passava por um momento de abertura política e econômica e o interesse da sociedadepor normas de regulamentação aumentou conforme a economia do país se estabilizava.

Com o crescimento do consumo, surgiu a necessidade de se criar um instituto que visasse tutelar o consumidor que passou a ser a parte mais fraca da relação de consumo.

O reconhecimento da importância da regulamentação das atividades comerciais se tornou indispensável e com isso nasceu o Código Brasileiro deProteção e Defesa do Consumidor (CDC), previsto pela Lei 8078 de 11 de setembro de 1990.

No decorrer dos anos o país mudou, contudo o perfil do consumidor e do mercado e as formas de contratação, dos bens e serviços ofertados também sofreram alterações.

O Código de Defesa do Consumidor é considerado como uma das leis mais democráticas editadas até os dias atuais no ordenamento jurídico...
tracking img