Ghjhhj

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (704 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tiago

28-03-2010



1-Autobiografia
Minha ligação com a poesia.

Poesia palavra tao curta e ao mesmo tempo com um “vocabulário” longo. Uma forma de escrita diferente de todas as outras,onde podemos confiar o que nos vai na alma.
Surge me a poesia muito cedo ouvindo meu avó ler Flor Bela Espanca junto a lareira. Nunca me fascinou até ao 10 ano onde ai tive de certa forma tive um clice comecei apreciar um bom poema.
Há vários escritores que me cativam neste género literário desde Luiz Vaz de Camões, Miguel Torga e Flor Bela Espanca.

2-Introdução

Neste portefólio pretendomostra minha curta caminhada no âmbito da disciplina de literatura portuguesa. Começo por mostrar os três escritores que me cativam mais nesta área Miguel Torga que foi o meu “ companheiro” de infâncianos vários livros que escreveu desde os bichos, Luís Vaz de Camões e por fim mas não menos importante Flor Bela Espanca.
De seguida analisarei um poema de escritor e irei escrever uma pequena quadraonde englobe estes escritores

3-Biografias dos Poetas:
3.1- Miguel Torga
Miguel Torga nasceu a 1907 em S. Martinho de Anta, conselho de Sabrosa Trás os Montes aldeia onde cresceu e o viria amarcar para sempre. De nome Adolfo Correia da Rocha, adoptou o pseudónimo de Miguel Torga (torga nome dado á urze campestre que sobrevive nas fragas das montanhas, com raízes muito duras infiltradas nasrochas).Teve uma breve estadia no Porto, frequentou apenas um ano o seminário em Lamego.
Em 1920 partiu para o Brasil, onde foi recebido na fazenda de um tio. De regresso a Portugal o tioprontificou-se a pagar os custos escolares em Coimbra. Foi logo após ter entrado para a universidade que começou a sua obra literária com os livros “Ansiedade” e Rampa”, Miguel Toga lança vários livros tais como“Abismo”, “Lamentação”, “Libertação”, “Alguns Poemas Ibéricos”, “Bichos”, ”Fogo Preso” entre outros. A sua poesia reflecte as apreensões, esperanças e angústias do seu tempo.

Nos volumes do seu...
tracking img