Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO IV
O Processamento de Peles
Maria Angélica Simões Dornellas de Barros, Pedro Augusto Arroyo,Departamento de Engenharia Química/UEM, Maringá-PR-Brasil, e-mail:angelica@deq.uem.br; arroyo@deq.uem.br

Eduardo Falabella Sousa-Aguiar, Escola de Química/UFRJ, CENPES/PETROBRAS, Rio de Janeiro-RJ-Brasil, e-mail: falabella@cenpes.petrobras.com.br
Vicente Segarra – INESCOP, Valência –Espanha, e-mail: utvall@inescop.es

IV.1. Introdução O couro constitui a pele do animal preservada da putrefação por processos denominados de curtimento, e que a tornam flexível e macia. No curtimento é mantida a natureza fibrosa da pele, porém as fibras são previamente separadas pela remoção do tecido interfibrilar e pela ação de produtos químicos.
A seguir serão apresentados os principais aspectosdo processamento de peles levando-se em consideração a fabricação de couros a partir de agentes curtentes à base de cromo até a formação do “wetblue” e operações de acabamento. Também serão abordados alguns aspectos ambientais relativos às indústrias de curtimento.

IV.2. A Pele
A pele é constituída, em sua estrutura primária, por cadeias de aminoácidos (glicina e prolina) unidos entre si. Estascadeias de aminoácidos dão lugar à estrutura secundária em forma de hélice que interage com outras cadeias através de ligações transversais. Esta série de interações entre as cadeias de aminoácidos dá lugar à filamentos e fibras de colágeno, que é a proteína essencial da pele. Portanto, a pele é um tecido desordenado constituído por fibras unidas entre si. Esta estrutura é responsável porimportantes propriedades como uma grande resistência ao rasgamento e uma alta capacidade de absorção de água, de forma que é capaz de absorver umidade uniformemente por toda a estrutura e liberá-la depois de algum tempo. Por outro lado, dada à sua estrutura protéica, a pele apresenta uma baixa temperatura de contração, ou seja, a pele sem curtir em água quente se contrai a uma temperatura deaproximadamente 60oC. Para evitar esta contração, existe uma etapa de estabilização do colágeno durante o processo de curtimento. A pele não apresenta nem a textura nem a espessura uniformes em todas as regiões. Tendo em vista este fato, costuma-se dividir a pele em diferentes zonas de acordo com certas características relacionadas com a textura fibrosa e a espessura, tais como: grupão, culatra e crop. A peledo animal assim como é concebida pelo curtidor, poderá ser dividida em três partes: epiderme, derme e hipoderme. Epiderme: a epiderme é constituída por camadas superpostas. As camadas mais próximas à derme possuem células cheias de vitalidade. As células mais velhas são continuamente empurradas para cima, constituindo assim as células superiores da epiderme ricas em queratina. Durante o processode depilação ocorre a destruição da epiderme. O sistema epidérmico também é constituído por pelos e glândulas sebáceas e sudoríparas. Estes materiais são removidos nas operações que antecedem o curtimento (operações de ribeira).

Derme: Constitui-se na parte mais importante para o curtidor. É ela que será transformada em couro. Pode-se dizer que é constituída de duas partes: uma superior e outra inferior. A superior é penetrada por glândulas sebáceas e sudoríparas assim como por folículos pilosos. Esta camada também é conhecida como flor. A camada inferior é denominada camada reticular por apresentar um entrelaçamento de fibras colágenas. Além de ser rica em colágeno (proteína de tecido conectivo branco) a derme também possui elastina (proteína do tecido conectivo amarelo). Durante ocurtimento ao cromo, o tecido elástico torna-se duro.
Hipoderme: esta camada é constituída por tecidos adiposo, conectivo amarelo, vasos sangüíneos, nervos e músculos. Na linguagem dos curtidores, a hipoderme é chamada de carne e é removida na operação de descarne, antes do curtimento.

IV.3. Tipos de Pele que Podem ser Curtidas Pele bovina: é utilizada na produção de couros pesados....
tracking img