Formosa goias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1920 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
História da Cidade

Formosa surgiu em meados do século XVIII, quando Goiás pertencia à capitania de São Paulo. A cidade foi formada por antigos moradores do Arraial de Santo Antônio, no vale do Paranã, que fugiram de seu povoado depois que uma forte epidemia de malária assolou a região. Com medo da doença, tropeiros e comerciantes que vinham da Bahia e Minas Gerais acampavam na região onde hojeestá localizada Formosa.

O povoado foi batizado de Arraial do Couro em homenagem aos viajantes que acampavam no local em barracas de couro que eles traziam para comercializar. A criação do Município de Formosa se deu em 1º de agosto de 1843.

Arraial dos Couros foi o primeiro nome de Formosa, criada na segunda metade do século XVIII, com o desbobramento do município de Luziânia, que nessaépoca, também era um arraial (Santa Luzia e mais tarde, Santo Antônio da Boa Vista) fundado em 13 de dezembro de 1746 e elevado à condição de julgado, por ato oficial de 30 de outubro de 1749.

Problemas estritamente ligados a área de saúde motivaram a transferência do antigo arraial que deu origem a Formosa, conhecido pela designação de Santo Antônio. Historicamente foi fundado e construído pornegros, localizado nas margens do ribeirão Itiquira com o rio Paranã. Na época uma mortífera febre assolava o lugar, proveniente do próprio rio, causando uma espécie de malária degenerativa.

Uma data, contudo, parece se adaptar a fundação de Formosa: "em quatro de outubro de 1767 o Padre Antônio Francisco de Melo celebrou a 1ª missa na casa de Oração de Couros". Mas a data, infelizmente nãodefine com exatidão o dia certo da mudança. Em fevereiro de 1736 instalou-se a Estação Fiscal Registro Lagoa Feia, com um corpo de policiamento militar. Em 1º de agosto de 1843, o arraial foi elevado à categoria Vila, recebendo a denominação de Vila Formosa da Imperatriz.

Em 1833, no dia 1º de abril, Formosa foi considerada julgado de Couros, por ato do Conselho Geral do Governo da Província deGoiás e continuava a ser parte integrante do município de Luziânia, na época, Santa Luzia. O município de Formosa só foi instalado no dia 22 de fevereiro de 1844. Seu primeiro prefeito foi Lázaro de Melo Alvares, que presidia por acumulação, a primeira Câmara Municipal de Vereadores. Desta forma o cordão umbilical que ligava Formosa a Luziânia foi cortado definitivamente. O novo município ganhava a tãosonhada autonomia política.

Na parte religiosa a autonomia ocorreu através da lei provincial de Goiás, número 4 de agosto de 1838, elevando a antiga Casa de Oração de Couros, sob a inspiração de Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Couros, que a passou ser sua padroeira, quando se desmembrou a paróquia de Santa Luzia.

Pelo temor de contrair a doença, a mudança do sítio ocorreu de formaapressada, motivo pelo qual, até hoje se desconhece quem liderou a mudança e a data em que o fato se deu. Os historiados registram a existência de uma povoação, denominada "Couros". Deduz-se também, que o nome Arraial dos Couros se deu porque era formado por habitações improvisadas, cobertas com os couros das cargas dos comerciantes que permutavam mercadorias com os paranistas. As primeirasbarracas foram erguidas na antiga rua dos Crioulos que transformou-se na atual Rua Alves de Castro.

O Registro, próximo à Lagoa Feia, foi instalado por ordem do rei de Portugal, na época do Brasil-Colônia com o propósito de evitar que o ouro da região fosse evadido e que os tributos deixassem de ser recolhidos.

A autonomia judiciária de Formosa ocorreu através da resolução provincial de Goiás, nº551 datada do dia 7 de agosto de 1875, quando foi criada a Comarca de Formosa, ocorrendo o desdobramento territorial da Comarca de Imperatriz, com sede na cidade de Luziânia.

Por meio do decreto Provincial de Goiás, de 09 de julho de 1881, a comarca foi declarada de primeira entrância. A instalação ocorreu de forma festiva. Era mais uma vitória para a cidade. E no dia 17 de setembro de 1881...
tracking img