Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (778 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE SOCIOLOGIA

Texto 01
Sobre como tratar os fatos sociais
Os fatos sociais devem ser tratados como coisas—eis a proposição fundamental de nosso método, e a que mais tem provocadocontradições. [...] Com efeito, não afirmamos que os fatos sociais sejam coisas materiais, e sim que constituem coisas do mesmo tipo que as coisas materiais, embora de maneira diferente.
Com efeito, que écoisa? A coisa se opõe à ideia, como se opõe entre si tudo o que conhecemos a partir do exterior e tudo o que conhecemos a partir do interior. É coisa todo objeto de conhecimento que a inteligêncianão penetra de maneira natural, tudo aquilo de que não podemos formular uma noção adequada por simples processo de análise mental, tudo o que o espírito não pode chegar a compreender, senão sob acondição de sair de si mesmo, por meio da observação e da experimentação, passando progressivamente dos caracteres mais exteriores e mais imediatamente acessíveis para os menos visíveis e mais profundos.Tratar fatos de uma certa ordem como coisas não é, pois, classificá-los nesta ou naquela categoria do real; é observar, com relação a eles, certa atitude mental. Seu estudo deve ser abordado a partir doprincípio de que se ignora completamente o que são, e de que suas propriedades características, assim como as causas desconhecidas de que estas dependem, não podem ser descobertas nem mesmo pela maisatenta das introspecções.

(Émile Durkheim. Fatos sociais: o estudo das representações coletivas. In: M. M. Foracchi e ]. S. Martins. Sociologia e sociedade - Leituras de introdução à Sociologia. Riode janeiro: LTC, 1977. p. 23.)

Questão:
Por que Durkheim afirma que os fatos sociais devem ser tratados como coisas? Relacione essa definição com o caráter exterior e coercitivo que, segundo ele,caracteriza os fatos sociais.

Texto 02
Sobre a definição de ação social
A ação social (incluindo tolerância ou omissão) orienta-se pela ação de outros, que podem ser passadas, presentes ou...
tracking img