Telhado ecologico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TELHADO ECOLOGICO E SISTEMA COLETOR DE ÁGUA
IVAN DE LIMA; JOSIANE DOS SANTOS SÉRGIO; JÚLIO CÉSAR PEREIRA DOS SANTOS
LEONARDO CORDEIRO; LUCIANA PATRÍCIA SANTANA SOUZA; MARCIUS CARVALHO

Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG.


RESUMO: A respeito da união do telhado verde ao sistema de aproveitamento de água da chuva para fins não potáveis, os benefícios decorrentes da adoçãodessa prática não devem ser exclusos ou seja, as vantagens decorrentes da adoção do telhado verde deve incorporar os benefícios proposto a partir da prática de água da chuva. Mas alguns cuidados devem ser tomados no dimensionamento do telhado verde como área de capacitação para sistema de aproveitamento de água da chuva, tais como; vegetação e sistema de coleta d’água. Assim o trabalho pretendeapontar os benefícios, limitações e principais cuidados que devem ser tomados na elaboração do telhado verde ao sistema de aproveitamento de água da chuva.

Palavra-chave: telhado verde, aproveitamento de água da chuva.

ABSTRACT: about the conjugation green roof system recovery for rain water non-potable purposes, the benefits from the adoption of this practice with exclusion should not be thatis, the benefits of adopting decorrenters green roof must embody apart proposed the benefits of practice rain water. but some precautions should be taken in design of green roof area as a training system for recovery of rain water, such as; vegetção and collection system water. pointing the work so you want the benefits, limitations and main care to be taken in the preparation of green roof systemof exploitation of rain water.

keyword: green roof, exploitation of rain water
_________________________________________________________________________


1. INTRODUÇÃO
Vivemos em uma era onde os paradigmas são ditados pela cultura do consumo. Uma de suas características é a apropriação de forma não sustentável dos recursos naturais, visando à melhoria da qualidade de vida. Sabe-se, portanto,que os impactos ambientais estão ligados de forma diretamente proporcional aos efeitos da ação do homem sobre o meio ambiente. A questão da importância entre a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento socioeconômico é hoje tida como uma das mais prementes para a preservação do ciclo humano.
O mercado da construção civil se encontra em ascensão permanente, pois dados indicam que existe umenorme déficit habitacional mundial. Tal mercado – da construção civil – atua de forma incisiva, destruindo e prejudicando o meio ambiente, seja na obtenção de novos espaços, seja na enorme produção de resíduos, ou mesmo no consumo desordenado de recursos naturais. Vê-se então, que se faz necessária a intervenção da tecnologia para o chamado desenvolvimento sustentável. A utilização de sistemas deaquecimento solar, sistemas coletores de água, reciclagem, energia eólica dentre outros, são inovações tecnológicas criadas para essa nova fase que denominamos economia sustentável.




2. PROBLEMAS DE PESQUISA

2.1. TELHADO VERDE
Para atingir o desenvolvimento sustentável é necessário o desenvolvimento de soluções projetais que minimizem os impactos ambientais e maximizem a conservação dosrecursos naturais decorrentes do uso e da produção destes objetos, sem deixar de atender simultaneamente as especificações de qualidade, desempenho e custo.
É relevante o papel da ocupação humana nas cidades, concentrando e adensando demograficamente espaços urbanos despreparados para este aporte. As construções erguidas neste contexto estão condicionadas a técnicas e referencias de épocas em que osagravantes ecológicos não eram percebidos.
Tem-se repetido insistentemente modos de agir que ignoram as necessidades de adequação às questões ambientais. Os equipamentos, objetos, incluindo as construções, devem ser analisados dentro de um novo contexto, onde as necessidades e solicitações de convivência com o ambiente requerem novos procedimentos no uso do espaço habitado.
A ocupação descontrolada...
tracking img