Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2842 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FASCISMO E SEUS EFEITOS NA SOCIEDADE DO SÉCULO XXI

Clóvis Atilano Monson
Profº Fabiano Dauwe
Profº Thiago J. Sayão
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
História/Licenciatura (HD 0611) – História Contemporânea
08/02/10

RESUMO

O presente estudo abordará em geral os efeitos do fascismo na sociedade do século XXI. Mostrarátambém as características do fascismo, as características e o contexto histórico no surgimento do mesmo. Também será abordado como está presente nos dias atuais este movimento político, e se é esse mesmo caráter que ele possui.
Palavras-chave: Fascismo; Características, Século XXI.

1 INTRODUÇÃO

As pessoas manipularam a tal ponto o conceito de liberdade, que ele acabou por se reduzir ao direitodos mais fortes e mais ricos de tirarem dos mais fracos e mais pobres o que estes ainda têm. As tentativas de modificar isso são encaradas como intromissões lamentáveis no campo do próprio individualismo, que,pela lógica dessa liberdade, dissolveu-se num vazio administrativo." (ADORNO, 1951).

Neste estudo pretende-se identificar quais são os efeitos que o fascismo causa na sociedade do séculoXXI, ou seja, na sociedade em que vivemos, o que se torna um assunto pertinente a nós, pois podemos estar alheios à estes efeitos. Mas para avaliar o que o fascismo pode causar em nossa sociedade é necessário antes vermos em que contexto histórico ele surgiu e quais são suas principais características, não se esquecendo de citar o que é o neofascismo, para que se possa entender o que realmenteacontece com este movimento na atualidade. A partir de agora então será aprofundado o assunto em todas as questões já citadas aqui que envolvem o fascismo.

2 SURGIMENTO DO FASCISMO

O fascismo não é um fenômeno desligado do tempo em que surgiu e ocorreu, por isso a importância de se conhecer o contexto em que ele surge. Muito se diz que o surgimento do fascismo se deve à crise de 1929, mas nãoestá certo porque antes mesmo desse fato já haviam tomado o poder o fascismo italiano em 1922 e outras formas de autoritarismo na Europa, como na Hungria em 1919 e na Espanha e na Turquia em 1923. Então visto isso, pode-se afirmar do que mais que um fenômeno gerado pela grande crise, o fascismo tem como origem um descontentamento com o rumo que o liberalismo extremo tomou desde o início do séculoXX.
Esse descontentamento não era só no campo econômico, mas político também. Na verdade foi uma reação conservadora a um movimento dominante do século XIX, que remonta suas origens ao Iluminismo do século anterior, que se baseava na noção de liberdade individual.
O desfecho da Primeira Guerra Mundial apontava a responsabilidade para o liberalismo, parecia que aquelas eram as consequênciasnaturais de se deixar a sociedade se auto-regular. Então segundo Dauwe e Sayão “a crise de 1929 viria apenas para confirmar, de um ponto de vista econômico, essa percepção, o que permitiu ao fascismo um enorme ganho de influência política”.
Embora tenha nascido sob o signo do liberalismo e da democracia, o século XX viu-se confrontado, desde fins da segunda década, com o triunfo de movimentosideológicos e políticos que subordinam o individualismo e a liberdade à onipotência do Estado. Um Estado totalitário diga-se, que, na versão revolucionária, se identificou com o comunismo e, na versão conservadora com o fascismo. Escrito por Giovanni Gentile o texto Doutrina do Fascismo, foi atribuído oficialmente a Mussolini. Nele, Georges Sorel, Charles Peguy e Hubert Lagardelle são invocados comoas fontes do fascismo. Sorel e Peguy influenciados por Henri Bergson, Lagardelle influenciado por Proudhon.
Os temas e ideias desenvolvidos pelo Papa Leão XIII na sua encíclica de 1891 Rerum Novarum , e por Gabriele D’Annunzio na sua Constituição de Fiume, podem ser também encontrados na ideologia do fascismo tal como ela foi desenvolvida por Mussolini. Fundado em 1919, como uma associação...
tracking img