Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Macroeconomia
Prof(a): Cibely Abreu

Aluna: Jeninfa Ribeiro de Lima Chaves

FORTALEZA
2012

“O debate entre Keynes e os Clássicos sobre os determinantes da taxa dejuros. Uma grande perda de tempo?”
Keynes e os Clássicos tinham pensamentos distintos, que com o passar dos anos foi se complementando. Uma de suas diferenças é que os Clássicos acreditavam noliberalismo econômico e que o estado não deveria intervir na economia, pois ela se auto-ajustava. Já Keynes pensava diferente, ele acreditava sim na intervenção do estado onde o estado era encarregado degarantir condições dignas para as pessoas como saúde, dentre outros.
E com a taxa de juros não foi diferente, as ideias eram divergentes. O debate entre Keynes e Clássicos se concentrou na determinação dequal seria o mercado no qual a taxa de juros é determinada. Keynes acreditava que a taxa de juros é determinada no mercado monetário, por meio de demanda e de oferta de moeda, já os clássicosdefendia a sua ideia, que a taxa de juros é determinada no mercado de fundos de empréstimos.
Não existe um fator em particular que determine a taxa de juros. No mercado o equilíbrio geral e determinadapelas forças de oferta e demanda de todos os bens, serviços ou ativos existentes na economia. Portanto a taxa de juros é influenciada tanto pela demanda e oferta de moeda, quanto pela demanda e oferta defundos de empréstimos. Porém, essas ideias só se complementam.
A taxa de juros é influenciada de acordo com cada situação no mercado financeiro. Keynes também falava de vários fatores quedeterminava a taxa de juros. Pois existe uma interdependência em determinar em exato quais são os fatores determinantes da taxa de juros. Tudo está interligado, a produtividade do capital, a propensão a poupar,o nível de renda, de emprego, investimentos, terá efeito sobre a taxa de juros.
Enfim, foi uma grande perda de tempo sim, cada um eu seu determinado período achou a sua teoria a melhor, mas com o...
tracking img