Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Riscos Químicos
Riscos Químicos
Riscos Quimicos

Informações gerais
Definição

Os agentes químicos são produtos ou substâncias que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nasformas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.

Medidas de Controle

Sempre que foremidentificados riscos potenciais à saúde, deverão ser adotadas as medidas necessárias e suficientes para a eliminação, a minimização ou o controle dos riscos químicos existentes nos ambientes detrabalho. Medidas de proteção devem ser adotadas sempre que a concentração dos agentes químicos no ar atinja a metade do valor recomendado como LT (Limite de Tolerância), valor esse denominado “nível deação”, de acordo com a NR-15 da Portaria 3214/78. As ações devem incluir a adoção de medidas de proteção coletiva e individual, além da realização periódica de avaliações ambientais (medições) para omonitoramento da exposição, o controle médico sistemático e a informação aos trabalhadores.

Efeitos tóxicos
Efeitos sobre o organismo humano

Após penetrar no organismo, os agentes químicos podemprovocar uma variedade de efeitos tóxicos, incluindo efeitos imediatos (agudos) ou os efeitos a longo prazo (crônicos), dependendo da natureza do produto químico e da via de exposição. As partes do corpomais afetadas são os pulmões, a pele, o sistema nervoso (cérebro e nervos), a medula óssea, o fígado e os rins.

Classificação dos efeitos

>> Irritantes e/ou corrosivos: provocam alterações napele ou mucosas (cimento, ácidos, bases);

>> Sensibilizantes: produzem alergias (níquel, cromo, fibras sintéticas);

>> Asfixiantes: impedem o organismo de obter ou utilizar o oxigênio do aratmosférico (monóxido de carbono (CO), cianetos);

>> Narcóticos: produzem inconsciência (clorofórmio, éteres, álcoois, acetonas);

>> Neurotóxicos: produzem alterações no sistema nervoso...
tracking img