Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A nível mundial, a globalização é claramente benéfica para o desenvolvimento e o bem-estar das populações. E é assim, porque a globalização pressiona os governos a combater os desperdícios nautilização dos dinheiros públicos e favorece a eficiência na afectação dos recursos e o progresso tecnológico, porque alarga o campo de escolha dos indivíduos e promove o desenvolvimento dos mercadosfinanceiros, porque estimula o investimento e a valorização dos recursos humanos.
Associado ao actual período de globalização iniciado nos anos 50 está um aumento significativo da prosperidade global. Oaumento da produção anual no mundo em resultado da liberalização realizada pelo Uruguai Round tem sido estimado num valor entre 100 e 300 biliões de euros.
O desenvolvimento dos países pobres é apontadocomo um objectivo central das negociações multilaterais em curso para uma nova liberalização do comércio mundial (a chamada ronda de Doha).
A grande questão que levanta não é de saber se aglobalização é ou não benéfica para o mundo como um todo, mas sim a da equidade na distribuição dos seus benefícios entre os países e entre os indivíduos. É aí que se põe a maior parte dos problemas éticos.
Ospaíses com melhor dotação de factores, principalmente em matéria de recursos humanos e tecnologias de informação e comunicação, que são afinal os países ricos, colhem mais facilmente os benefícios.
Noentanto, não é verdadeira a afirmação de que os benefícios da globalização têm ocorrido apenas nos países industrializados.
A informação estatística disponível evidencia melhorias substanciais nosníveis de vida de países em vias de desenvolvimento.
Podemos apresentar alguns exemplos.
Na China, entre 1960 e 2000, a taxa de mortalidade infantil baixou de 132 para 30 por mil e a esperança médiade vida subiu de 36 para 70 anos.
Na Índia, também no período de 1960 a 2000, a mortalidade infantil baixou de 151 para 70 por mil e a esperança de vida subiu de 43 para 64 anos.
No período de...
tracking img