Saneamento em teresina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (919 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Teresina em foco: a situação do saneamento básico na capital do Piauí - velhos dilemas atuais.
Robson Vieira da Cunha

1Introdução
Segundo o parágrafo I, do artigo 3º da Lei 11.445 (Plano doSaneamento), considera o saneamento básico como o conjunto de infraestrutura que envolve o abastecimento de água e o esgotamento sanitário.
O acesso populacional à saúde, sem dúvida alguma perpassa pelobinômio abastecimento d’água – saneamento básico.
O crescimento urbano e industrial desenfreado acompanhado do inacesso aos mínimos sociais de educação, alimentação, saúde, moradia digna esaneamento básico por exemplo, contribuem para a propagação de um grande número de doenças infecciosas. Isso é desencadeado principalmente pela má veiculação hídrica, o que passa pelo não planejamentoterritorial que deveria incluir um sistema de tratamento e distribuição da água e serviço de saneamentos eficientes que atendessem a todo o contigente populacional.
O Brasil enquanto país em desenvolvimentonecessita avançar no serviço de saneamento básico, contudo, de acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Trata Brasil (2008), conseguiu melhorar o alcance da prestação dos serviços de coleta etratamento de esgoto, com a retomada dos investimentos no setor, desde a criação do Ministério das Cidades, em 2003.
Porém, dados comprovam uma realidade cruel em muitos estados e municípiosbrasileiros. O estado do Piauí tem uma das piores coberturas de esgotamento segundo comprovação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Revelou que a região nordeste, é onde a falta de redecoletora de esgoto sanitário é a mais grave, atingindo 15, 3 milhões de habitantes. Reiterando a pesquisa, os estados com piores índices estão Piauí, Maranhão e Bahia.
2 A capital Teresina e osantigos e novos dilemas do sistema de saneamento básico
Historicamente se sabe que Teresina foi fundada em 1852 para exercer a função administrativa do Estado piauiense somente tendo recebido maiores...
tracking img