Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1077 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

INTRODUÇÃO 2
PROBLEMA 3
HIPÓTESE 4
OBJETIVOS 5
Conclusão 9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
ANEXOS 11

INTRODUÇÃO

PROBLEMA

Quais os conteúdos buscados na televisão pelos jovens curitibanos na atualidade e como identificar, através destas escolhas, o perfil desse grupo social?

HIPÓTESE

Com a popularização do infotenimento, os jovens passaram a priorizar osprogramas que oferecem um material mais descontraído. Mesmo quando optam por consumir um serviço de informação, escolhem aqueles feitos num formato mais dinâmico. Pretendemos fazer esse levantamento comprovando ou não essa hipótese de que os jovens curitibanos escolhem uma programação mais descontraída como meio de obter informações sobre os mais diversos assuntos relacionados ao mundo, a costumes e aentretenimento.

OBJETIVOS

GERAL
Identificar os principais conteúdos buscados pelos jovens curitibanos e traçar um perfil deste grupo social através de suas escolhas.

ESPECÍFICOS
1) Identificar como acontece o consumo televisivo pela população jovem;
2) Coletar dados, através de uma pesquisa de campo, sobre a preferência de conteúdo que os jovens curitibanos buscam na televisão;3) Traçar um perfil dos jovens curitibanos baseado na coleta de dados.

JUSTIFICATIVA:
A televisão é um forte canal de informação e também de entretenimento. Os jovens escolhem na televisão, aquilo que mais os agradam. A pesquisa servirá para identificarmos o conteúdo televisivo que mais atrai os jovens. Segundo alguns teóricos marxistas, o receptor, telespectador, é passivo e incapaz de seopor ao que lhe é transmitido pela mídia. Para Guy Debord, o espetáculo é uma verdadeira guerra do ópio para confundir bem com mercadoria; satisfação com sobrevivência, regulando tudo sobre suas próprias leis. Se o consumo da sobrevivência é algo que deve crescer sempre, é porque a privação nunca deve ser contida. E se ele não é contido, nem estancado, é porque ele não está além da privação, é aprópria privação enriquecida.
Simultaneamente as teorias de Debord, também nas décadas de 50 e 60. Surgiram os estudos Culturais Britânicos, que viam como cultura não somente o que os mass media transmitiam, mas toda manifestação do homem que transformava o meio em que este estava inserido. Esses estudos abriram margem para novas teorias e pesquisas, que deixam de estudar a T.V. como soberanadifusora da verdade, e opressora das massas. Eles veem no telespectador a capacidade de pensar e de interpretar o que lhe é transmitido.
A televisão pode ter diversos canais, mas cada um escolhe um conteúdo específico. Mas qual será o conteúdo escolhido pela maioria dos jovens curitibanos e porque escolhem esse tipo de programação?
Será que uma emissora pode influenciar na escolha dos jovens mesmoque a programação não seja a de maior gosto deles? A diversidade de canais em rede aberta e em rede fechada pode ampliar ainda mais a escolha do conteúdo.
Os canais que tratam apenas de um único formato, chamam a atenção? Programas com público atraem a atenção dos jovens de Curitiba? O problema abrange toda essa área, pois, após identificarmos o conteúdo preferido pelos jovens curitibanos,poderemos traçar um perfil dos mesmos e procurar entender o motivo pelo qual escolhem determinada programação. Identificar os conteúdos que os jovens curitibanos mais procuram na televisão atualmente, pode ser um ponto para as emissoras buscarem a atenção desse público que em Curitiba são a maior parte da população.
As emissoras buscam saber, o que fazer para atrair o público jovem e esta pesquisa podefazer esse levantamento e abrir um “leque” de opções para elas alterem ou não sua programação. Podem ainda fazer com que os jovens se interessem mais pelo “produto” que elas oferecem.
Jesus Martín-Barbero, diz que o telespectador não é uma esponja inerte, mas sim, parte central no processo de transmissão de uma mensagem, pois ele utiliza tais mensagens para dar sentido nos seus próprios...
tracking img