Incendios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1476 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SSMA



Introdução

Os incêndios em edifícios podem começar através de falhas na instalação elétrica, na cozinha, com velas de cera, ou pontas de cigarro, descargas elétricas, atmosféricas, sobrecarga nas instalações elétricas dos edifícios, falhas humanas (por descuido, desconhecimento ou irresponsabilidade). O fogo pode propagar-se rapidamente para outras estruturas, especialmente se elasnão estiverem de acordo com as normas de segurança.

Incêndio
Sobrecarga na instalação é uma das principais causas de incêndios. Se a corrente elétrica está acima do que a fiação suporta, ocorre superaquecimento dos fios, podendo dar início a um incêndio. Tome sempre cuidado com as instalações elétricas. Fios descascados quando encostam um no outro, provocam curto-circuito e faíscas. Chame umtécnico qualificado para executar ou reparar as instalações elétricas ou quando encontrar um dos seguintes problemas:
* Constante abertura dos dispositivos de proteção (disjuntores);
* Queimas freqüentes de fusíveis;
* Aquecimento da fiação e/ou disjuntores;
* Quadros de distribuição com dispositivos de proteção do tipo chave-faca com fusíveis cartucho ou rolha, devendo sersubstituídos por disjuntores ou fusíveis do tipo Diazed ou NH;
* Fiações expostas (a fiação deve estar sempre embutida em eletrodutos);
* Lâmpadas incandescentes instaladas diretamente em torno de material combustível, pois, elas liberam grande quantidade de calor;
* Inexistência de aterramento adequado para as instalações e equipamentos elétricos, tais como: torneiras e chuveiros elétricos,ar condicionado, etc., evite aterrá-los em canos d’água.
É importante saber que toda a instalação elétrica tem que estar de acordo com a NBR 5410. Assim, antes de instalar um novo aparelho, verifique se não vai sobrecarregar o circuito. Utilize os aparelhos elétricos somente de modo especificado pelo fabricante.
Somente pessoas habilitadas devem realizar consertos ou modificações nas instalaçõesde gás. Sempre verifique possíveis vazamentos no botijão, trocando-o imediatamente caso constate a mínima irregularidade. O botijão que estiver visualmente em péssimo estado deve ser imediatamente recusado. Para verificar vazamento, nunca use fósforos ou chama, apenas água e sabão. Nunca tente improvisar maneiras de eliminar vazamentos, como cera, por exemplo. Coloque os botijões sempre em locaisventilados. Sempre rosqueie o registro do botijão apenas com mas mãos, para evitar rompimento da válvula interna. Aparelhos que usam gás devem ser revisados pelo menos a cada dois anos.
Ao sentir cheiro de gás, não ligue ou desligue a luz nem aparelhos elétricos. Afaste as pessoas do local e procure ventilá-lo. Feche o registro de gás para restringir o combustível e o risco de propagação maisrápida do incêndio. Não há perigo de explosão do botijão ao fechar o registro. Se possível, leve o botijão para local aberto e ventilado. Se houver vazamento de gás com chama, feche o registro do gás. Retire todo o material combustível que esteja próximo do fogo. Mantenha sempre desobstruídos corredores, escadas e saídas de emergência, sem vasos, tambores ou sacos de lixo.
Jamais utilize corredores,escadas e saídas de emergência como depósito, mesmo que seja provisoriamente. Nunca guarde produtos inflamáveis nesses locais. As coletas de lixo devem ser bem planejadas para não comprometer o abandono do edifício em caso de emergência. As portas corta-fogo não devem ter trincos ou cadeados. Conheça bem o edifício em que você circula, mora ou trabalha, principalmente os meios de escape e asrotas de fuga.
Evite sempre que águas de lavagem atinjam os circuitos elétricos e/ou enferrujem as bases das portas corta-fogo. Não permita jamais que a água se infiltre pelas portas dos elevadores, pois isso pode provocar sérios acidentes.
Os extintores de incêndio devem ser apropriados para o local a ser protegido. Verifique constantemente se o acesso aos extintores não está obstruído; os...
tracking img