Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (542 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
No terceiro capítulo de Formação Econômica do Brasil (Companhia Editora Nacional, 1987), Celso Furtado discorre sobre as Razões do monopólio (páginas 13 a 15). Leia o resumo abaixo:

Um dos fatoresdo êxito da empresa colonizadora agrícola portuguesa foi a decadência da economia espanhola, a qual se deveu, principalmente, à descoberta precoce dos metais preciosos. Os magníficos resultadosfinanceiros da colonização agrícola do Brasil abriram perspectivas atraentes à utilização econômica das novas terras. Os espanhóis, no entanto, continuaram concentrados em sua tarefa de extrair metaispreciosos. A política espanhola estava orientada no sentido de transformar as colônias em sistemas econômicos o quanto possível auto-suficientes e produtores de um excedente líquido – na forma de metaispreciosos – que se transferia periodicamente para a Metrópole. Esse afluxo de metais preciosos alcançou enormes proporções relativas e provocou transformações estruturais na economia espanhola. O podereconômico do estado cresceu desmesuradamente, e o enorme aumento no fluxo de renda gerado pelos gastos públicos – ou por gastos privados subsidiados pelo governo – provocou uma crônica inflação quese traduziu em persistente déficit na balança comercial.

Os metais preciosos que a Espanha recebia da América sob a forma de transferências unilaterais provocavam um afluxo de importação de efeitosnegativos sobre a produção interna e altamente estimulante para as demais economias européias. Como se não bastasse, a possibilidade de viver direta ou indiretamente de subsídios do Estado fez crescero número de pessoas economicamente inativas, reduzindo a importância relativa na sociedade espanhola e na orientação da política estatal dos grupos dirigentes ligados às atividades produtivas.

Adecadência econômica da Espanha prejudicou enormemente suas colônias americanas. Fora da exploração mineira, nenhuma outra empresa econômica de envergadura chegou a ser encetada. As exportações...
tracking img